Pasantía de currículo supervisado y enseñanza remota: percepciones de futuros profesores de matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12765

Palabras clave:

Ensino Remoto. Estágio Supervisionado.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender las percepciones de los futuros docentes sobre la Pasantía de Currículo Supervisado en Matemáticas (ECSM) vivida por ellos en situaciones de Emergencia de Enseñanza Remota (ERE). El estudio, de carácter cualitativo, se llevó a cabo en el contexto de la disciplina ECSM de marzo a junio de 2021 e incluyó a dos profesores orientadores, un profesor supervisor, 20 futuros profesores, 16 hombres y cuatro mujeres trabajando ocho horas semanales, alternando sincrónicamente. y encuentros asincrónicos. Los datos se construyeron utilizando dos instrumentos: 1) cuestionario en línea de los formularios de Google, que consta de 15 preguntas cerradas y abiertas, y 2) informes finales - escritura descriptiva y reflexiva producida por los futuros profesores a lo largo de la ruta de formación. Posteriormente, fueron tratados de forma aproximada con los supuestos de análisis de contenido de Bardin (2016) y Franco (2018), lo que les permitió recoger sus percepciones sobre las condiciones físicas y tecnológicas de la oferta de la disciplina, así como las singularidades didáctico-pedagógicas de su desarrollo. Los resultados muestran que los futuros docentes experimentaron condiciones tecnológicas favorables para la realización del ECSM; presentó percepciones divergentes sobre el ERE y sus demandas de nuevos recursos tecnológicos, variados estilos de comunicación e interacción entre docentes y estudiantes; percepciones convergentes sobre la relevancia de la trayectoria formativa vivida por ellos y la necesidad de promover siempre la equidad tanto en la educación superior como en la educación básica, ya sea en la pandemia o después de la pandemia.

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Biografía del autor/a

Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Ciências (1987) e em Matemática (1990) pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduação em Educação Matemática pela Faculdade Jesus Maria José (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). É pesquisadora da Universidade de Brasília e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é professora voluntária do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, objetivando participar na coordenação pedagógica das Especializações em Metodologias de Ensino em Matemática ? Anos Iniciais e Ensino Básico, auxiliar na criação da revista científica em ensino de matemática com professores da área e com os grupos de pesquisa GIEM e PI, dar continuidade à realização de projetos de pesquisa das linhas do grupo GIEM, aprovados pelo colegiado do MAT, participar de atividades na área de ensino, extensão e orientação de alunos da graduação, e coordenar o laboratório de ensino de matemática.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, matemática ensino médio, matemática lúdica, matemática e a língua materna, Resolução de problemas, currículo de educação básica e formação de professores. Integra o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília - GIEM/CNPq/UnB, no qual coordena a linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de matemática no Ensino Médio. É Consultora Externa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef.

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT); 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Grupo de Pesquisa Formação Matemática para o Ensino (ForMatE/UFABC) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB)

Marlene Pereira do Nascimento Mendonça, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em matematica pelo Centro Universitário de Brasília(1997). Atualmente é Professor da secretaria de estado de educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Matemática. É especialista em Metodologias do Ensino de Matemática.

Camila Fernandes Beserra de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui ensino médio/segundo grau pelo Centro de Ensino Médio 01 do Gama. Cursou quatro semestres de Estatística na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é graduanda do 3º período de Licenciatura em Matemática na UnB. Fez Iniciação Científica do CNPq enquanto cursava Estatística sobre ?Comparação dos resultados das eleições proporcionais considerando diferentes métodos de distribuição de cadeiras?, sob a orientação do professor Eduardo Yoshio Nakano. Foi monitora no evento Geometria Natalina (2016) promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal e fez estágio como monitora no Kumon Gama durante 5 meses.

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

Braga, M. D., da Silva Pina Neves, R., Pereira do Nascimento Mendonça, M., & Fernandes Beserra de Oliveira, C. (2021). Pasantía de currículo supervisado y enseñanza remota: percepciones de futuros profesores de matemáticas. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202130. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12765

Número

Sección

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática

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