A Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino no Estágio Remoto Emergencial

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Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti
Kely Viviane Gonçalves Oliveira

Resumo

Esse estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi problematizar diferentes formas de resolução de um problema, estando em ambiente virtual, a partir dos registros propostos pelos licenciandos em matemática e estudantes do ensino fundamental. Tomamos como foco de análise as resoluções propostas por licenciandos em Matemática, na disciplina Estágio Supervisionado I e turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola particular baiana. Propusemos uma situação problema para todos esses estudantes, sendo que para os licenciandos tivemos como foco utilizar a metodologia da resolução de problemas como metodologia de ensino, seguindo um roteiro específico. Para produção dos dados nos apoiamos na categorização, ou seja, a análise das diferentes formas de resolver o problema foram agrupadas conforme semelhanças. Ao analisar as resoluções dos estudantes do ensino fundamental, produzimos 3 categorias: 1) tentativa e erro; 2) álgebra e 3) resolução equivocada. Já para os licenciandos foram: 1) álgebra; 2) fixando valores e 3) progressão aritmética. Como resultados podemos afirmar que todos os envolvidos perceberam que as estratégias podem ser diversas, o que sugere os estudantes serem sujeitos da sua própria aprendizagem. Contudo, só faz sentido se as diferentes resoluções forem socializadas, assim perceberão a diversidade na forma de comunicá-las. Os licenciandos tinham a seu favor, um conhecimento matemático muito maior que os estudantes do ensino fundamental II, porém em nada esses ficaram a desejar, pois quando não tinham a técnica ou conhecimento matemático (linguagem matemática) eles usaram a lógica e comunicaram suas estratégias recorrendo a linguagem materna.

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Como Citar
Menduni-Bortoloti, R. D. A., & Oliveira, K. V. G. (2021). A Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino no Estágio Remoto Emergencial . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202133. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12159
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática

Referências

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