O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada

Palavras-chave: Institucionalização do estágio. Programa de Residência Pedagógica. Pandemia Covid-19. Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo se refere a uma pesquisa qualitativa, caracterizada como documental e interpretativa em uma perspectiva histórica. Tem como objetivo apresentar o movimento de uma política institucionalizada do estágio supervisionado compartilhado de Matemática, identificando as ações que podem ser decorrentes desse movimento, com especial atenção para o contexto pandêmico. A metodologia da pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Estudo documental a partir de documentos Nacionais e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre os estágios supervisionados obrigatórios, incluindo os documentos publicados para o contexto pandêmico; 2. Análise interpretativa dos dados das Reuniões institucionais do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto pandêmico, uma vez que, nessa instituição, o estágio supervisionado compartilhado é parte integrante do mesmo. Os resultados apontam que o estágio supervisionado compartilhado se fortaleceu na medida em que o processo de institucionalização vem avançando. As ações identificadas nesse processo consideram três dimensões: política nacional e regional de formação de professores, gestão de articulação entre universidade e escola e formação pedagógica com vistas às práticas que ocorrem nos estágios. Por fim, tais ações trazem reflexões sobre o contexto do ensino remoto na Educação Básica e a organização do estágio supervisionado nesse período, em relação ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, 2001

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 11.788, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2015.

BRASIL. Programa Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica . Último acesso em 08 de outubro de 2021.

CALDEIRA, A.D.; GREGOLIN, I.V. Ofício para o Diretor de Formação de Professores da Educação Básica, SEB – MEC, 03/08/2020, UFSCar. São Carlos/SP.

CIRÍACO, K. T.; SANTOS, Y. K. O PIBID como espaço colaborativo de formação de professores que ensinam matemática. Práxis educacional (online), v. 16, p. 569-595, 2020.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16ª ed., Campinas: Papirus, 2008.

FARIA, E.; SOUZA, V.L.T. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Número 1. Janeiro/Junho de 2011, 35-42.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

GATTI, B.A.; BARRETTO, E.S.S.; ANDRÉ, M.E.D.A.; ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p.

LEONTIEV, A.N. Uma contribuição à teoria do Desenvolvimento da psique infantil. In VIGOTSKII, L.S. et alii Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.

MOREIRA, M. A. - Pesquisa em Ensino: o vê Epistemológico de Gowin. S.P., E.P.U., 1990.

MOURA, M.O. O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência. São Paulo:FE/USP, 1999.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Covid - 19 e o fim da educação: 1870 - 1920 - 1970 - 2020. Revista História da Educação (Online), v.15, Porto Alegre (RS), 2021.

GAMA, R; SOUSA, M. C. Elementos estruturantes que podem promover a construção do estágio compartilhado na Licenciatura em Matemática. In: LOPES, C. L.; TRALDI, A.; FERREIRA, A. C. (orgs.) O Estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de São Carlos, 2018.

ZAMPIERI, M. T. Z.; SOUSA, M. C.; GAMA, R. P. Estágio compartilhado e a constituição da identidade docente: programa residência pedagógica em matemática na UFSCar. In: autores. (org.). Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. Guarujá: Editora Científica, 2021.

Publicado
2021-12-07
Métricas
  • Visualizações do Artigo 106
  • PDF (PORTUGUÊS) downloads: 72
Como Citar
Sousa, M. do C. de, Zampieri, M. T., & Gama, R. P. (2021). O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202126. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática