O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada
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Resumo
Este artigo se refere a uma pesquisa qualitativa, caracterizada como documental e interpretativa em uma perspectiva histórica. Tem como objetivo apresentar o movimento de uma política institucionalizada do estágio supervisionado compartilhado de Matemática, identificando as ações que podem ser decorrentes desse movimento, com especial atenção para o contexto pandêmico. A metodologia da pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Estudo documental a partir de documentos Nacionais e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre os estágios supervisionados obrigatórios, incluindo os documentos publicados para o contexto pandêmico; 2. Análise interpretativa dos dados das Reuniões institucionais do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto pandêmico, uma vez que, nessa instituição, o estágio supervisionado compartilhado é parte integrante do mesmo. Os resultados apontam que o estágio supervisionado compartilhado se fortaleceu na medida em que o processo de institucionalização vem avançando. As ações identificadas nesse processo consideram três dimensões: política nacional e regional de formação de professores, gestão de articulação entre universidade e escola e formação pedagógica com vistas às práticas que ocorrem nos estágios. Por fim, tais ações trazem reflexões sobre o contexto do ensino remoto na Educação Básica e a organização do estágio supervisionado nesse período, em relação ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.
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