Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto: Um trabalho com a cesta básica

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Formação inicial de professores, Ensino de Matemática, Ensino Remoto

Resumo

O presente trabalho visa relatar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o qual foi realizado no período da pandemia, por meio do ensino remoto na modalidade de extensão. O objetivo é apresentar as vivências de dois licenciandos que realizaram uma oficina intitulada “Um trabalho com a cesta básica” em uma escola municipal na cidade de Vitória da Conquista – Bahia. Neste relato foram apresentadas as dificuldades, bem como as práticas realizadas no contexto tecnológico. Além de relatar a experiência, este trabalho também discute a importância de conhecer outros contextos de ensino, pois isto pode contribuir para refletir sobre a formação inicial trabalhando com tecnologias digitais. 

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Biografia do Autor

Jérfesson Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência- PIBID pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Possui curso de verão em Álgebra Linear I pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo- IME (USP).

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2006), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Rio Claro (2020). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando como professor nos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e no Mestrado Profissional em Rede em Matemática (PROFMAT). É integrante do Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) da UNESP e líder do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e Educação com Jovens e Adultos (EJA).

Referências

PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. – 6. Ed – São Paulo. Cortez Editora. 2011.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. In: SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica – Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 15-40.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução nº 22/2020, de 04 de setembro de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a adoção de atividades pedagógicas não presenciais (Ensino Remoto Emergencial-ERE), no ensino de graduação da Uesb. Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: http://www.uesb.br/wp-content/uploads/2020/09/Resolucao-Consepe-22-2020-Regulamento_do_ERE_na_Graduacao.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

Publicado
2021-12-07
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Como Citar
Santos, J., Moreira, J., & da Silva, J. N. D. (2021). Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto: Um trabalho com a cesta básica . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202115. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12395
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática