UNA EXPERIENCIA DE PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN LA ENSEÑANZA REMOTA: UN TRABAJO CON LA CANASTRA BÁSICA
Contenido principal del artículo
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo reportar las experiencias vividas en el Internado Supervisado I de la carrera de Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Estatal del Suroeste de Bahía (UESB), que se llevó a cabo durante el período pandémico, a través de la enseñanza remota en la modalidad de extensión. El objetivo es presentar las experiencias de dos estudiantes de pregrado que realizaron un taller titulado “Un trabajo con la canastra básica” en una escuela municipal de la ciudad de Vitória da Conquista - Bahia. En este informe se presentaron las dificultades, así como las prácticas realizadas en el contexto tecnológico. Además de relatar la experiencia, este trabajo también discute la importancia de conocer otros contextos docentes, ya que esto puede contribuir a reflexionar sobre la formación inicial trabajando con tecnologías digitales.
Descargas
Detalles del artículo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. – 6. Ed – São Paulo. Cortez Editora. 2011.
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. In: SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica – Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 15-40.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução nº 22/2020, de 04 de setembro de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a adoção de atividades pedagógicas não presenciais (Ensino Remoto Emergencial-ERE), no ensino de graduação da Uesb. Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: http://www.uesb.br/wp-content/uploads/2020/09/Resolucao-Consepe-22-2020-Regulamento_do_ERE_na_Graduacao.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.