O Ensino da língua inglesa no Brasil

Autores

  • Eliana Santos de Souza e Santos Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.99

Palavras-chave:

Ensino de língua, Educação brasileira

Resumo

O ensino de língua inglesa como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro teve início em 1809. Dom João VI decretara a implantação do ensino de duas línguas estrangeiras, a inglesa e a francesa, escolhidas estrategicamente, visando às relações comerciais que Portugal mantinha com a Inglaterra e a França. Assim sendo, a função do ensino era, como bem concluem Santos e Oliveira apud Lima (2009), “capacitar os estudantes a se comunicarem oralmente e por escrito.” Para tanto os professores aplicavam o Método Clássico ou Gramática-tradução, que era o único método de ensino de línguas estrangeiras de que se conhecia na época.

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Biografia do Autor

Eliana Santos de Souza e Santos, Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas

Professora do Curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas do Departamento de Educação (DEDC II) da Universidade do Estado da Bahia, campus da cidade de Alagoinhas.

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Publicado

10.12.2012

Como Citar

SANTOS, E. S. de S. e. O Ensino da língua inglesa no Brasil . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 1, n. 1, p. 39–46, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v1i1.99. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

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