PLURAIS - Revista Multidisciplinar

Notícias

 

Chamada para Publicação: vol. 5, n° 3 (2020) - Educação e Alfabetização

 

As investigações psicogenéticas iniciadas por Emilia Ferreiro têm orientado pesquisas sobre processos de aquisição da escrita. Tai estudos reconhecem a escrita como um objeto conceitual, construído socialmente, sobre o qual as crianças pensam, desenvolvem ideias e refletem. Este Dossiê resulta de um esforço coletivo com o propósito de divulgar reflexões teórico-metodológicas no marco da teoria psicogenética. A iniciativa se justifica porque alfabetizar crianças, jovens e adultos, considerando o que já sabem, não é tarefa fácil, mas necessária quando se pensa na formação de sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura. A escrita não é apenas um objeto rudimentar, separado da vida dos sujeitos. Apropriar-se desse bem comum significa apropriar-se de parte importante da cultura, significa pertencer a uma comunidade. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que diferentes artigos apresentem reflexões que possam ampliar discussões sobre as práticas alfabetizadoras, tomando como referência as contribuições psicogenéticas.

Organizadoras: Profa. Dra. Giovana Cristina Zen (UFBA), Profa. Dra. Ma. Claudia Molinari (UNLP)

Submissão de textos até 30 de julho de 2020

Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

 
Publicado: 2020-04-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 5, n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional


Capa da revista
Publicada em 21/06/2020.