A influência das políticas internacionais para a EJA em espaços de privação e restrição de liberdade

Uma análise do Brasil e Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.19036

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Espaços de Privação e Restrição de Liberdade, Unesco, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre as influências das políticas internacionais, particularmente as da Unesco, para a EJA em Espaços de Privação e Restrição de Liberdade (EPRL) no Brasil e no Chile. Como procedimentos metodológicos, foram adotadas a análise documental e estudos bibliográficos. No que se refere à EJA em EPRL, dialogou-se com Julião (2018) e Acuña (2015 e 2018). Os referenciais para os estudos no campo das políticas públicas sociais, em especial de educação, contemplam as produções de Höfling (2001), Souza (2006), Shiroma et al. (2011), Ventura (2008 e 2013), entre outros. Como resultado, foi possível constatar um alinhamento entre as políticas para a EJA em prisões nos dois países, a agenda educacional globalmente estruturada e como a educação no sistema prisional tem assumido o discurso de promessa do alcance de coesão social, da redução de violências e da criminalidade, assim como de prevenção da reincidência.

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Biografia do Autor

Paula Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Ensino Superior e Supervisora escolar da educação básica de Florianópolis.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenadora e pesquisadora CNPq no Projeto Interinstitucional Fundamentos e autores recorrentes no Campo da Educação de Jovens e Adultos do Brasil.

Violeta Acuña-Collado, Universidade de Playa Ancha

Professora e investigadora da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Playa Ancha.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

CABRAL, P.; LAFFIN, M. H. L. F.; ACUÑA-COLLADO, V. A influência das políticas internacionais para a EJA em espaços de privação e restrição de liberdade: Uma análise do Brasil e Chile. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.19036. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19036. Acesso em: 22 dez. 2024.