TIC e TS na educação

Rumo às novas escolas nas cidades inteligentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15484

Palavras-chave:

Tecnologia social, Tecnologia da Informação e Comunicação, Escolas inteligentes, Tecnologias na educação

Resumo

O estudo visa identificar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Tecnologia Social (TS) contribuem para a educação em escolas e cidades inteligentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como TICs, TS, escolas inteligentes e cidades inteligentes. Considerando que a tecnologia é frequentemente apresentada como uma solução para problemas sociais, esse princípio também se aplica ao contexto educacional. No entanto, a TS questiona esses conceitos, levantando a discussão sobre até que ponto as TICs são inclusivas e não seletivas. A contribuição para o desenvolvimento de cidades e escolas inteligentes está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente os ODS 4, 9, 10 e 11. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica e documental, caracterizando-se como exploratória, com foco qualitativo e natureza básica.

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Biografia do Autor

Matheus Alexandre da Silva Camargo, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).

Paula Magda da Silva Roma, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutorado em Física (UFMG). Servidora do IFSULDEMINAS. Orientadora do Pós-graduação em Gestão Educacional do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

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