O ensino ofertado na pandemia de COVID-19

Como nomear?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.16891

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino remoto emergencial, Educação on-line, Ensino híbrido

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as divergências e convergências conceituais e metodológicas da educação a distância, educação on-line, ensino remoto e ensino híbrido. Como parte do processo técnico, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de aprofundar a compreensão das questões que motivaram esta investigação. A fim de atender o objetivo da pesquisa, buscou-se embasamento teórico nos autores: Moran (2003, 2015) Santos (2009, 2019, 2020, 2022), na legislação brasileira a respeito da educação a distância e artigos científicos de revistas especializadas que versam sobre o assunto publicados no período de maio de 2020 – fevereiro de 2022. O estudo conclui que tais termos não podem ser considerados sinônimos, pois há diferenças expressivas nos desenhos e materiais didáticos, no papel e na postura do professor e do aluno, no processo de avaliação da aprendizagem, no planejamento e no espaço em que a aprendizagem é mediada, tendo como convergência primordial a mediação por tecnologias digitais de comunicação e informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lopes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Euclides da Cunha – BA.

Referências

ANJOS, R.; SILVA, L.; ANJOS, A. Ensino híbrido: organização e sistematização de conceitos com base em revisão sistemática da literatura. Revista Em Rede, v. 6, n. 2, p. 203-220, 2019.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BACICH, et al. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 67-92.

BARCELOS, G; BATISTA, S. C. F. Ensino Híbrido: aspectos teóricos e análise de duas experiências pedagógicas com sala de aula invertida. Renote, v. 17, n. 2, p. 60-75, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 25 maio 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 27 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE n. 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, DF: MEC, CNE, 2020. Disponível: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 27 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília, DF: MEC, Inep, 2021. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 27 fev. 2022.

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, p. 01-20, 2020

CIPRIANI, F. M.; MOREIRA, A. F. B.; CARIUS, A. C. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 01-24, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 fev. 2020.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. São Paulo: Instituto Península, mar. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

MORAN, J. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (org.) Educação Online. São Paulo, Loyola, 2003.

MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 103-122.

MUGNOL, M. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p.335-349. 2009.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Suspensão das aulas e resposta à COVID-19. Disponível em: [S. l.]: UNESCO, 2022. Acesso em: 17 fev. 2022.

PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SANTANA, C. L. S. e; BORGES, K. M. S. AULA EM CASA: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75–92, 2020.

SANTO, E. P. Ensinar e aprender na Educação a Distância: um estudo exploratório na perspectiva das práticas tutoriais. Research, Society and Development, v. 3, n. 2, p. 92-114, 2016.

SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença. Rio de Janeiro: e-publicações UERJ, 2020.

SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., 2009, Braga, PO. Anais [...]. Braga, PO: Universidade do Minho, 2009.

SANTOS; E. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022.

SANTOS; E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, 2020.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. 01-25. 2021.

TOMAZINHO, P. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Medium, 2020. Disponível em https://medium.com/@paulotomazinho/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar-6667ba55dacc. Acesso em: 28 fev. 2022.

Publicado

2023-10-26

Como Citar

SILVA, C. L. da. O ensino ofertado na pandemia de COVID-19: Como nomear?. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.16891. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16891. Acesso em: 22 nov. 2024.