A produção do feminino no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18516Palavras-chave:
Educação, Mulheres, Formação para o TrabalhoResumo
O presente artigo aborda a produção do feminino no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), analisando a construção da feminilidade em um espaço ocupado historicamente pelo masculino. Trata-se de uma pesquisa documental e empírica, de viés qualitativo, cujo percurso se deu pela exploração de dados históricos que apresentam fatos da presença, do trabalho e da educação de mulheres na EPT, comparados a dados empíricos atuais (edição 2013), extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Os resultados da pesquisa evidenciam que as mulheres, sobretudo as mais pobres, vulneráveis, estão, dentro da estrutura de formação profissional, ainda nos dias atuais, voltadas para as áreas do cuidado, mais especificamente no Eixo Desenvolvimento Educacional e Social. A maior concentração feminina é nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o que pode ser justificado por abarcar mulheres responsáveis pela família, beneficiárias de Programas Federais de Transferência de Renda, e trabalhadores beneficiários do Programa Seguro-Desemprego.
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