Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082Palavras-chave:
Agência;, Capital escolar;, Educação técnico profissional;, Mulheres;, Tática;Resumo
Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo os desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Apresentamos a trajetória de uma estudante da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos de 1980, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.
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