Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082

Palavras-chave:

Agência;, Capital escolar;, Educação técnico profissional;, Mulheres;, Tática;

Resumo

Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo os desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Apresentamos a trajetória de uma estudante da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos de 1980, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidelia Suzan Ladevig Garcia, Doutoranda Educação UFSC

Doutoranda Educação UFSC, Técnica em Assuntos Educacionais IFSC.

Daniel Machado da Conceição, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é educador social e coordenador educacional no Projeto Aprendiz Faepesul da Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), participa do Grupo Esporte e Sociedade. Atuação como Professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA, Educador Social, Tutor à Distância e Conteudista para programa de capacitação profissional.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua no Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade
Contemporânea. Doutor pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, Pesquisador CNPq (1C).

Referências

ALMEIDA, Alcides Vieira de. Dos Aprendizes Artífices ao CEFET/SC. Florianópolis, 2002, 152p.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014.

CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como os professores avaliam meninos e meninas. Dossiê Gênero e Educação, Rev. Estudos Feministas, Ano 9 (2) • 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200013. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

COLOMBO, Irineu Mário. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices? Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e71886, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zXWJRxQDDnRGSdjhGzGr3FR. Acesso em: 04 de Abr. 2022.

DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O estudante-atleta: desafios de uma conciliação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

DUBET, François. Status e oportunidades: como repensar a justiça social. Vargem Grande Paulista, SP: Editora Cidade Nova, 2015.

GOMES, Catarina Barbosa Torres. O efeito do capital escolar no acesso ao programa Ciências sem Fronteiras. ETD - Educação Temática Digital. v.22, n.2. Campinas, São Paulo: abr./jun. 2020. p. 336-353. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654654/22386. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

KREIMER, Roxana. Historia del mérito. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/3738487/Historia_del_merito_libro. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

TEIVE, Gladys M. G.; DALABRIDA, Norberto. A escola da República: os grupos escolares
e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. 199 p.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

GARCIA, S. S. L. .; MACHADO DA CONCEIÇÃO, D.; VAZ, A. F. Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14082. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica