Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082

Palavras-chave:

Agência;, Capital escolar;, Educação técnico profissional;, Mulheres;, Tática;

Resumo

Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo os desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Apresentamos a trajetória de uma estudante da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos de 1980, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.

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Biografia do Autor

Sidelia Suzan Ladevig Garcia, Doutoranda Educação UFSC

Doutoranda Educação UFSC, Técnica em Assuntos Educacionais IFSC.

Daniel Machado da Conceição, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é educador social e coordenador educacional no Projeto Aprendiz Faepesul da Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), participa do Grupo Esporte e Sociedade. Atuação como Professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA, Educador Social, Tutor à Distância e Conteudista para programa de capacitação profissional.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua no Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade
Contemporânea. Doutor pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, Pesquisador CNPq (1C).

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

GARCIA, S. S. L. .; MACHADO DA CONCEIÇÃO, D.; VAZ, A. F. Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14082. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica