Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082Mots-clés :
Agência;, Capital escolar;, Educação técnico profissional;, Mulheres;, Tática;Résumé
Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo os desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Apresentamos a trajetória de uma estudante da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos de 1980, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.
Téléchargements
Références
BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014.
CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como os professores avaliam meninos e meninas. Dossiê Gênero e Educação, Rev. Estudos Feministas, Ano 9 (2) • 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200013. Acesso em: 13 de Abr. 2022.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
COLOMBO, Irineu Mário. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices? Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e71886, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zXWJRxQDDnRGSdjhGzGr3FR. Acesso em: 04 de Abr. 2022.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O estudante-atleta: desafios de uma conciliação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
DUBET, François. Status e oportunidades: como repensar a justiça social. Vargem Grande Paulista, SP: Editora Cidade Nova, 2015.
GOMES, Catarina Barbosa Torres. O efeito do capital escolar no acesso ao programa Ciências sem Fronteiras. ETD - Educação Temática Digital. v.22, n.2. Campinas, São Paulo: abr./jun. 2020. p. 336-353. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654654/22386. Acesso em: 13 de Abr. 2022.
KREIMER, Roxana. Historia del mérito. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/3738487/Historia_del_merito_libro. Acesso em: 13 de Abr. 2022.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
TEIVE, Gladys M. G.; DALABRIDA, Norberto. A escola da República: os grupos escolares
e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. 199 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.