Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082

Mots-clés :

Agência;, Capital escolar;, Educação técnico profissional;, Mulheres;, Tática;

Résumé

Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo os desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Apresentamos a trajetória de uma estudante da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos de 1980, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sidelia Suzan Ladevig Garcia, Doutoranda Educação UFSC

Doutoranda Educação UFSC, Técnica em Assuntos Educacionais IFSC.

Daniel Machado da Conceição, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atualmente é educador social e coordenador educacional no Projeto Aprendiz Faepesul da Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), participa do Grupo Esporte e Sociedade. Atuação como Professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA, Educador Social, Tutor à Distância e Conteudista para programa de capacitação profissional.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua no Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade
Contemporânea. Doutor pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, Pesquisador CNPq (1C).

Références

ALMEIDA, Alcides Vieira de. Dos Aprendizes Artífices ao CEFET/SC. Florianópolis, 2002, 152p.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014.

CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como os professores avaliam meninos e meninas. Dossiê Gênero e Educação, Rev. Estudos Feministas, Ano 9 (2) • 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200013. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

COLOMBO, Irineu Mário. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices? Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e71886, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zXWJRxQDDnRGSdjhGzGr3FR. Acesso em: 04 de Abr. 2022.

DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado. O estudante-atleta: desafios de uma conciliação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

DUBET, François. Status e oportunidades: como repensar a justiça social. Vargem Grande Paulista, SP: Editora Cidade Nova, 2015.

GOMES, Catarina Barbosa Torres. O efeito do capital escolar no acesso ao programa Ciências sem Fronteiras. ETD - Educação Temática Digital. v.22, n.2. Campinas, São Paulo: abr./jun. 2020. p. 336-353. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654654/22386. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

KREIMER, Roxana. Historia del mérito. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/3738487/Historia_del_merito_libro. Acesso em: 13 de Abr. 2022.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

TEIVE, Gladys M. G.; DALABRIDA, Norberto. A escola da República: os grupos escolares
e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. 199 p.

Téléchargements

Publié-e

2022-10-24

Comment citer

GARCIA, S. S. L. .; MACHADO DA CONCEIÇÃO, D.; VAZ, A. F. Uma trajetória feminina na Educação Profissional e Tecnológica: tática e agência. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14082. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14082. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica