QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219

Palavras-chave:

Gênero, Aprendizagem ao Longo da Vida, Performatividade

Resumo

Nossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Dias Junior, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Departamento de Ciências Sociais na Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. ORCID: 0000-0001-6556-6118. E-mail: acdiasjr@unicamp.br

Alan Caballero, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Pedagogia e Mestrando na linha de Educação e Ciências Sociais, ambos pela UNICAMP. Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES). ORCID: 0000-0003-1270-0971. E-mail: alanisaac09@gmail.com

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

JUNIOR, A. C. D.; CABALLERO, A. QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 193–219, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885. Acesso em: 4 nov. 2024.