Storytelling e Podcast: registro de Identidade Docente Feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13914

Palavras-chave:

Storytelling, Podcast, Identidade docente feminina

Resumo

Como as mulheres professoras percebem a construção de sua identidade docente? Um dos primeiros passos para evidenciar essa problemática é trazer a tona essa identidade docente feminina. Neste artigo nos propomos a revelar essa identidade através da narrativa como metodologia de investigação, utilizando a entrevista narrativa como forma de conhecer a identidade docente feminina. Adotamos a técnica de storytelling para contar essa narrativa, através da jornada do herói, técnica que motiva e inspira as pessoas. E ainda, o podcast uma mídia em formato de áudio, que colabora no registro da identidade investigada distribuindo em plataformas virtuais. Desta forma, temos por objetivo descrever o percurso e resultado do processo de elaboração de um Podcast pautado em Storytelling no compartilhamento da Identidade Docente Feminina. Este trabalho resultou em um podcast, disponível na Web, para livre acesso a professores e interessados sobre a identidade docente feminina.

 

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Biografia do Autor

Maria Izaíra da Silva Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Sou professora tutora de humanidades atuando na Faculdade Metropolitana de Manaus. Tutora externa no Centro Universitário Leonardo da Vinci, onde ministro aulas no curso de Pedagogia e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED- AM. Mestranda em Ensino Tecnológico (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM), Especialista em Gestão de Projetos e Formação Docente( Universidade do Estado do Amazonas- 2019), Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria, ( Centro Universitário Leonardo Da Vince- 2019), Especialista em Coordenação Pedagógica (Universidade Federal do Amazonas, 2013), Especialista em Docência das Séries Iniciais pela Associação para o desenvolvimento Coesivo da Amazônia, 2010), Bacharela em Administração Pública (Universidade do Estado do Amazonas, 2007), Licenciada em Pedagogia ( Universidade Federal do Amazonas, 2015). Habilitada em Magistério (Instituto de Educação do Amazonas, 2002). Tem experiência com a docência, tutoria, coordenação pedagógica e assessoria. Pesquisadora em Educação e Ensino dedica a: Formação de Professores, Mulher-professora e Diversidade.

Lúcia Tinoco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutora em Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, na área de Linguagem e Representações; Especialista em Língua Portuguesa e Orientação Educacional; Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas; pesquisadora de narrativas populares, imaginário amazônico, mito e literatura, crítica literária; atua na área de Educação a Distância e Educação inclusiva; é revisora; é conteudista e produtora de material na área de Língua Portuguesa e Literatura. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 

Andréa Mendonça , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professora do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) desde 1998. Na graduação, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN). Realiza pesquisas com foco em Educação em Engenharia de Software, Aprendizagem de Programação, Metodologias e Ferramentas para resolução de problemas/projetos e desenvolvimento do Pensamento Computacional.

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Publicado

2022-05-24

Como Citar

DA SILVA GIL, M. I.; TINOCO PACHECO, M. L. .; MENDONÇA, A. P. . Storytelling e Podcast: registro de Identidade Docente Feminina. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–17, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13914. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13914. Acesso em: 20 abr. 2024.