Storytelling e Podcast: registro de Identidade Docente Feminina
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13914Palabras clave:
Storytelling, Podcast, Identidade docente femininaResumen
Como as mulheres professoras percebem a construção de sua identidade docente? Um dos primeiros passos para evidenciar essa problemática é trazer a tona essa identidade docente feminina. Neste artigo nos propomos a revelar essa identidade através da narrativa como metodologia de investigação, utilizando a entrevista narrativa como forma de conhecer a identidade docente feminina. Adotamos a técnica de storytelling para contar essa narrativa, através da jornada do herói, técnica que motiva e inspira as pessoas. E ainda, o podcast uma mídia em formato de áudio, que colabora no registro da identidade investigada distribuindo em plataformas virtuais. Desta forma, temos por objetivo descrever o percurso e resultado do processo de elaboração de um Podcast pautado em Storytelling no compartilhamento da Identidade Docente Feminina. Este trabalho resultou em um podcast, disponível na Web, para livre acesso a professores e interessados sobre a identidade docente feminina.
Descargas
Citas
ABDAL, Alexandre et al. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: bloco qualitativo. São Paulo, 2016.
BONTEMPO, Renato. Podcast descomplicado. Crie podcasts impossíveis de serem ignorados. Bicho Goiaba, 2020.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
CAMPBELL, Joseph. O Herói das Mil faces. SP: Círculo do Livro, 1997.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim (Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. 2008. Disponível em: http://www.oei.es/tic/manual_web20- professores.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
COSTA, Marisa (Org). O magistério na política cultural. Educação Política Cultural. Canoas. Ed. Ulbra, 2006.
DAMETTO, Jarbas; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Mãe, mulher... professora! Questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea. Acta Scientiarum, v. 37, n. 2, p. 149- 155, jul.-dec. 2015. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752010000100006 Acesso: 04 abr. 2021.
GALLO, Carmine. Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança. Alta Books, 2019.
GAROFALO, Débora. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Revista Nova Escola. 24 set.2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/183 78/ chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 02 nov. 2021.
GONZAGA, Amarildo Menezes. O Status das Correntes de Pensamento Contemporâneo no Ensino de Ciências. Temas sobre o Ensino de Ciências. No prelo, 2010.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MARCELO GARCÍA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, 1 (1), 109-131, 2009. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: http://formacaodocente.au tenticaeditora.com.br. Acesso em: 02 out. 2020.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista brasileira de linguística aplicada 8.2 (2008): 261-266.
PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Alta Books Editora, 2018.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
ROBIN, B. (2006). The Educational Uses of Digital Storytelling. In C. Crawford, R. Carlsen, K. McFerrin, J. Price, R. Weber & D. Willis (Eds.), Proceedings of SITE 2006--Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 709-716). Orlando, Florida, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Retrieved September 7, 2020 from https://www.learntechlib.org/primary/p/22129/. Acesso em: 02 out. 2020.
VILLANO, M. (2008). Web 2.0 Tools – Wikis, Blogs & More, Oh My!. Campus Technology Magazine, pp. 1-7. Disponível em: http://campustechnology.com/pri ntarticle.aspx?id=60298.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.