Storytelling e Podcast: registro de Identidade Docente Feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13914

Palavras-chave:

Storytelling, Podcast, Identidade docente feminina

Resumo

Como as mulheres professoras percebem a construção de sua identidade docente? Um dos primeiros passos para evidenciar essa problemática é trazer a tona essa identidade docente feminina. Neste artigo nos propomos a revelar essa identidade através da narrativa como metodologia de investigação, utilizando a entrevista narrativa como forma de conhecer a identidade docente feminina. Adotamos a técnica de storytelling para contar essa narrativa, através da jornada do herói, técnica que motiva e inspira as pessoas. E ainda, o podcast uma mídia em formato de áudio, que colabora no registro da identidade investigada distribuindo em plataformas virtuais. Desta forma, temos por objetivo descrever o percurso e resultado do processo de elaboração de um Podcast pautado em Storytelling no compartilhamento da Identidade Docente Feminina. Este trabalho resultou em um podcast, disponível na Web, para livre acesso a professores e interessados sobre a identidade docente feminina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izaíra da Silva Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Sou professora tutora de humanidades atuando na Faculdade Metropolitana de Manaus. Tutora externa no Centro Universitário Leonardo da Vinci, onde ministro aulas no curso de Pedagogia e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED- AM. Mestranda em Ensino Tecnológico (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM), Especialista em Gestão de Projetos e Formação Docente( Universidade do Estado do Amazonas- 2019), Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria, ( Centro Universitário Leonardo Da Vince- 2019), Especialista em Coordenação Pedagógica (Universidade Federal do Amazonas, 2013), Especialista em Docência das Séries Iniciais pela Associação para o desenvolvimento Coesivo da Amazônia, 2010), Bacharela em Administração Pública (Universidade do Estado do Amazonas, 2007), Licenciada em Pedagogia ( Universidade Federal do Amazonas, 2015). Habilitada em Magistério (Instituto de Educação do Amazonas, 2002). Tem experiência com a docência, tutoria, coordenação pedagógica e assessoria. Pesquisadora em Educação e Ensino dedica a: Formação de Professores, Mulher-professora e Diversidade.

Lúcia Tinoco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutora em Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, na área de Linguagem e Representações; Especialista em Língua Portuguesa e Orientação Educacional; Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas; pesquisadora de narrativas populares, imaginário amazônico, mito e literatura, crítica literária; atua na área de Educação a Distância e Educação inclusiva; é revisora; é conteudista e produtora de material na área de Língua Portuguesa e Literatura. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 

Andréa Mendonça , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professora do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) desde 1998. Na graduação, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN). Realiza pesquisas com foco em Educação em Engenharia de Software, Aprendizagem de Programação, Metodologias e Ferramentas para resolução de problemas/projetos e desenvolvimento do Pensamento Computacional.

Referências

ABDAL, Alexandre et al. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: bloco qualitativo. São Paulo, 2016.

BONTEMPO, Renato. Podcast descomplicado. Crie podcasts impossíveis de serem ignorados. Bicho Goiaba, 2020.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.

CAMPBELL, Joseph. O Herói das Mil faces. SP: Círculo do Livro, 1997.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim (Org.). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. 2008. Disponível em: http://www.oei.es/tic/manual_web20- professores.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.

COSTA, Marisa (Org). O magistério na política cultural. Educação Política Cultural. Canoas. Ed. Ulbra, 2006.

DAMETTO, Jarbas; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Mãe, mulher... professora! Questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea. Acta Scientiarum, v. 37, n. 2, p. 149- 155, jul.-dec. 2015. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752010000100006 Acesso: 04 abr. 2021.

GALLO, Carmine. Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da Liderança. Alta Books, 2019.

GAROFALO, Débora. Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Revista Nova Escola. 24 set.2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/183 78/ chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 02 nov. 2021.

GONZAGA, Amarildo Menezes. O Status das Correntes de Pensamento Contemporâneo no Ensino de Ciências. Temas sobre o Ensino de Ciências. No prelo, 2010.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.

MARCELO GARCÍA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, 1 (1), 109-131, 2009. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: http://formacaodocente.au tenticaeditora.com.br. Acesso em: 02 out. 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista brasileira de linguística aplicada 8.2 (2008): 261-266.

PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Alta Books Editora, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

ROBIN, B. (2006). The Educational Uses of Digital Storytelling. In C. Crawford, R. Carlsen, K. McFerrin, J. Price, R. Weber & D. Willis (Eds.), Proceedings of SITE 2006--Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 709-716). Orlando, Florida, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Retrieved September 7, 2020 from https://www.learntechlib.org/primary/p/22129/. Acesso em: 02 out. 2020.

VILLANO, M. (2008). Web 2.0 Tools – Wikis, Blogs & More, Oh My!. Campus Technology Magazine, pp. 1-7. Disponível em: http://campustechnology.com/pri ntarticle.aspx?id=60298.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

DA SILVA GIL, M. I.; TINOCO PACHECO, M. L. .; MENDONÇA, A. P. . Storytelling e Podcast: registro de Identidade Docente Feminina. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–17, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13914. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13914. Acesso em: 22 nov. 2024.