Concepções e Práticas de Professores da Educação Básica no Brasil sobre Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17082Palavras-chave:
Concepções e Práticas de Professores, Educação Ambiental, Educação BásicaResumo
A Educação Ambiental (EA) é considerada uma proposta educativa que visa formar sujeitos reflexivos, responsáveis e ativos em relação às mudanças socioambientais. Diante disso, esta pesquisa com abordagem qualitativa teve como objetivo analisar as concepções e práticas de professores sobre a EA no Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado do Google Forms, o qual foi respondido por 112 professores de todas as regiões do Brasil. Ao analisar as respostas, foi perceptível que a maioria (70,5%) dos educadores possui concepções e desenvolvem práticas conservadoras, pois o fazem segundo um viés naturalista. Tal constatação demonstra que é preciso salientar a importância da EA na formação inicial e continuada docente, uma vez que são os professores que irão problematizar e instrumentalizar as questões ambientais.
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