Concepções e Práticas de Professores da Educação Básica no Brasil sobre Educação Ambiental
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17082Mots-clés :
Concepções e Práticas de Professores, Educação Ambiental, Educação BásicaRésumé
A Educação Ambiental (EA) é considerada uma proposta educativa que visa formar sujeitos reflexivos, responsáveis e ativos em relação às mudanças socioambientais. Diante disso, esta pesquisa com abordagem qualitativa teve como objetivo analisar as concepções e práticas de professores sobre a EA no Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado do Google Forms, o qual foi respondido por 112 professores de todas as regiões do Brasil. Ao analisar as respostas, foi perceptível que a maioria (70,5%) dos educadores possui concepções e desenvolvem práticas conservadoras, pois o fazem segundo um viés naturalista. Tal constatação demonstra que é preciso salientar a importância da EA na formação inicial e continuada docente, uma vez que são os professores que irão problematizar e instrumentalizar as questões ambientais.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Cleane Santos de; JESUS, Wendel Santos Reis de; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Estudo sobre concepções e práticas de/em Educação ambiental de professores em Sergipe: Relatório final do programa de iniciação científica. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2021.
AMARAL, Anelize Queiroz; CARNIATTO, Irene. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 1, p. 113-123, 2011.
ARAÚJO, M. L. F; COUTINHO, A. da S de; RESENDE, I. M. N. Educação Ambiental e Meio Ambiente: Concepções dos Licenciandos em Ciências Biológicas da UFRPE. In: CNEA - Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2., 2011, João Pessoa (PB), Anais... Disponível em: http://www.mediafire.com/file/b9mryocj8nah8le/II-CNEA-Educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-Ambiental-responsabilidade-para-a-conserva%25C3%25A7%25C3%25A3o-da-sociobiodiversidade-_-Vol.-1.pdf/file?dkey=b9mryocj8nah8le. Acesso em: 18 abr. 2022.
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; AMARAL, Ivan Amorosino do. Concepções sobre Educação Ambiental de Professoras das séries iniciais em formação em serviço. In: CNEA - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2011, João Pessoa (PB). Anais... Disponível em: http://www.mediafire.com/file/b9mryocj8nah8le/II-CNEA-Educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-Ambiental-responsabilidade-para-a-conserva%25C3%25A7%25C3%25A3o-da-sociobiodiversidade-_-Vol.-1.pdf/file?dkey=b9mryocj8nah8le. Acesso em: 18 abr. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 abr. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Talis: Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem: relatório nacional. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/2013/talis2013_relatorio_brasil.pdf. Acesso em: 5 abr. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 abr. 2022.
BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 4 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 4 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
BRYMAN, Alan. Quantitative and qualitative research: further reflections on their integration. In: BRANNEN, Julia (ed.). Mixing methods: Qualitative and quantitative research. Routledge, 2017. p. 57-78.
BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul (RS). Anais... v. 9, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/331050-Interdisciplinaridade-no-ambiente-escolar.html. Acesso em: 4 abr. 2022.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Relatos de Pesquisa, n. 41, p. 68-68, 2018. Disponível em : http://relatos.inep.gov.br/ojs3/index.php/relatos/article/view/4083/3625. Acesso em 3 abr. 2023
CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. Currículo e Educação Ambiental: trilhando os caminhos percorridos, entendendo as trilhas a percorrer. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, 2005.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8. ed. São Paulo: Gaia, 2003.
FAZENDA, Ivani. C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GERHARD, A. C.; ROCHA FILHO, J. B. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 125-145, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2013.
GUIMARÃES, Mauro; VASCONCELLOS, Maria das Mercês N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar em Revista, n. 27, p. 147-162, 2006.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As Macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014.
LESSA FILHO, Ivo. Educação ambiental e reciclagem. São Paulo: Fundamento Educacional, 2005.
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trabalho, educação e saúde, v. 11, p. 53-71, 2013.
LOPES, Theóffillo da Silva; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental Crítica: (re)pensar a formação inicial de professores/as. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 3, p. 38-58, 2021.
OLIVEIRA, Sandra de Fátima de. Educação ambiental: aspectos históricos e perspectivas. Boletim Goiano de Geografia, v. 26, n. 2, p. 151-166, 2006.
PINTO, Francisco Ricardo Miranda; RODRIGUES, Antonia Cleana Ribeiro. Educação Ambiental no Ensino de Ciências: Um olhar Docente. In: CNEA - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4.,. 2016, Ituiutaba (MG). Anais... Disponível em: http://www.mediafire.com/file/msz3dhmshztdyj4/E-BOOK_IV_CNEA_-_Volume_II_-_Oficial.pdf/file. Acesso em: 18 abr. 2022.
POLENA, Andreia; GOUVEIA, Andreia Barbosa. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Anais... v. 26, 2013. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/2posteres/AndreaPolena-Poster_int.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e representação social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006.
REIS, Melissa et al. A educação ambiental na formação inicial de professores de biologia: concepções, componentes curriculares e possibilidades de ações segundo os licenciandos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 6, n. 3, 2013.
SANTOS, A. S. R dos. Educação ambiental e o poder público. Revista Jurídica, Salvador (BA), jun. 2000. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educacao-ambiental/. Acesso em: 8 jun. 2022.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 2, p. 338-352, maio/ago. 2017.
VENTURA, Juliana Santos da Silva. Concepções de Professores sobre Educação Ambiental no Município de Canapi/AL. 2021. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carlos Alberto Vasconcelos, Cleane Almeida, João Victor Pereira dos Santos (Autor) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.