Brasil, um país de todos?

As faces da hostilidade em narrativas de estudantes universitários refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18777

Palavras-chave:

Refugiados, Narrativas, Intolerância, Hospitalidade, Formação humana

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar a formação da vivência das diferenças culturais e as dificuldades de aceitação enfrentadas pelos estudantes refugiados em uma universidade pública federal. O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando entrevistas narrativas individuais com os próprios estudantes refugiados. A partir das narrativas coletadas, observa-se que a hospitalidade condicionada se revela como um obstáculo marcante na jornada dos refugiados, entrelaçada com lembranças que destacam a presença persistente do racismo estrutural e da xenofobia. A presença dos migrantes no território brasileiro, embora em alguns casos seja facilitada por políticas de acesso à universidade, é impactada por sentimentos como culpa, vergonha e medo, que afetam diretamente suas estratégias de adaptação e sobrevivência no país. Tais desafios se estendem às esferas do trabalho, da educação e da saúde. A constante ameaça de extradição permanece latente, tanto nos discursos e atitudes racistas que permeiam o cotidiano brasileiro quanto nas práticas institucionais que segregam os corpos considerados “estranhos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Machado Rollo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos pela Promoção da Saúde da UFRGS.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Mateus Aparecido de Faria, Fundação Oswaldo Cruz

Técnico da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Doutorando em Saúde Coletiva pela Fiocruz (MG).

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Relatório Tendências Globais. São Paulo: ACNUR, 2022.

ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 173-194.

ANUNCIAÇÃO, Renata Franck Mendonça. Somos mais que isso: práticas de (re)existência de migrantes e refugiados frente à despossessão e ao não reconhecimento. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras, 2009.

BANDEIRA, Larisa da Veiga Vieira. Para oferecer a hospitalidade: aula e refugiados no Brasil. 2018. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

BERTOLDO, Jaqueline. Fronteiras da igualdade: direito à educação superior para imigrantes e refugiados(as) na UFSM. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 15 set. 2023.

CORSI, Joice Camila. Na fronteira da intolerância: ecos de povos em deslocamento. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

DERRIDA, Jacques. Auto-imunidade: suicídios reais e simbólicos. Um diálogo com Jacques Derrida. In: BORRADORI, Giovanna. Filosofia em tempo de terror: diálogos com Habermas e Derrida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade. Tradução de Antônio Romaine. São Paulo: Escuta, 2003.

DERRIDA, Jacques. Hostipitality. Angelaki: Journal of the theoretical humanities, [S.I], v. 5, n. 3, 2000, p. 3-18. DOI: 10.1080/09697250020034706. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09697250020034706. Acesso em: 7 set. 2023.

ECO, Umberto. Migração e intolerância. Rio de Janeiro: Record, 2020.

FARIA, Jose Henrique de; RAGNINI, Elaine Cristina Schmitt; BRÜNING, Camila. Deslocamento humano e reconhecimento social: relações e condições de trabalho de refugiados e migrantes no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, [S.I], v. 19, p. 278-291, 2021. DOI: 0.1590/1679-395120200018. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/83237/79044. Acesso em: 7 set. 2023.

GALEANO, Eduardo. Espelhos. Uma história quase universal. Porto Alegre: LAMP, 2015.

GIROTO, Giovani; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Imigrantes e refugiados no Brasil: uma análise acerca da escolarização, currículo e inclusão. Revista Espaço do Currículo, [S.I], v. 13, p. 164-175, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43867. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43867. Acesso em: 7 set. 2023.

JAFFE, Noemi. Irisz: as orquídeas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

JUNGER, Gustavo; CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Tadeu de; SILVA, Bianca. Refúgio em Números. 7 ed. Série Migrações. Brasília: Ministério da Justiça, 2022.

LESSA FILHO, Ricardo; VIEIRA, Frederico. Human flow: atravessar, custe o que custar. Animus-Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S.I], v. 19, n. 39, p. 238-261, 2020. DOI: 10.5902/2175497737753. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/37753. Acesso em: 7 set. 2023.

MEDEIROS, Marcelo de Almeida et al. Fronteiras de Estados emergentes: migração, cidadania pós-nacional e trabalhadores latino-americanos no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, [S.I], n. 30, p. 77-112, 2020. DOI: 10.1590/0103-335220193003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/BtXDMbRmJqqPfJ6wvn3zNtG/. Acesso em: 7 set. 2023.

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Brasil/2017-2021. Brasília, 2016.

REDIN, Giuliana. Direito de Imigrar: Direitos Humanos e Espaço Público. Florianópolis: Conceito Editorial, 2013.

RIBEIRO, Jocenilson. Da xenofobia à glotofobia: a estrangeiridade como problema discursivo. Revista da Abralin, Brasília, v. 20. n. 3, p. 331-356, 2021. DOI: 10.25189/rabralin.v20i3.1991. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1991. Acesso em: 7 set. 2023.

RIBEIRO, Jocenilson. Xenofobia e Discurso de Ódio ao Estrangeiro no Espaço de Enunciação da Tríplice Fronteira (Argentina-Brasil-Paraguai). São Paulo: Blucher, 2020.

ROCHA, Cristianne Maria Famer; DARSIE, Camilo; GAMA, Ana; DIAS, Sonia. Migração internacional e vulnerabilidade em saúde: Tópicos sobre as políticas de saúde e de saúde sexual e reprodutiva em Portugal. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S.I], v. 8, p. 190-200, 2012. DOI: 10.14393/Hygeia817881. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17881. Acesso em: 7 set. 2023.

ROSA, Marluza da. Seleção e ingresso de estudantes refugiados no ensino superior brasileiro: a inserção linguística como condição de hospitalidade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, p. 1534-1551, 2019. DOI: 10.1590/010318138651687356621. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/RzLZZKphCt9pWpVLwNXRvFc/. Acesso em: 7 set. 2023.

SOARES, Marisa; YBARRA, Luis Antonio Copa. Direitos humanos no século XXI:

interligações entre os processos migratórios e a educação. Educação em Perspectiva, [S.I], v. 11, e020034, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8527. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8527. Acesso em: 7 set. 2023.

TEIXEIRA, Ivana; LENA, Marisangela Spolaôr; FARIA, Mateus Aparecido de; DARSIE, Camilo; ROCHA, Cristianne Maria Famer. Experiências de Mulheres Imigrantes no Sistema Único de Saúde: Uma Gramática Violenta. Revista latino-americana de Geografia e Gênero, [S.I], v. 13, n. 1, p. 174-194, 2022. DOI: 10.5212/Rlagg.v.13.i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/19670. Acesso em: 7 set. 2023.

TRUZZI, Oswaldo; MONSMA, Karl. Sociologia das migrações: entre a compreensão do passado e os desafios do presente. Sociologias, [S.I], v. 20, n. 49, p. 18-23, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004901. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/VVbNqQf4tHhz6VkxZbWrBQR/. Acesso em: 7 set. 2023.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i44.10977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 7 set. 2023.

WEBER, Douglas Luís; DARSIE, Camilo. Vidas Clandestinas: Espacialidades que produzem/educam migrantes. In: Silveira, Eder da Silva; Moretti, Cheron Zanini; Pereira, Marcos Villela. (org.). Educação e Clandestinidade v.1 - Educação e Clandestinidade. 1. ed. Porto Alegre: EdiPucrs, 2019. v. 1, p. 115-128.

Publicado

2023-12-20

Como Citar

ROLLO, R. M.; DARSIE, C.; FARIA, M. A. de; ROCHA, C. M. F. Brasil, um país de todos? : As faces da hostilidade em narrativas de estudantes universitários refugiados. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18777. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18777. Acesso em: 28 abr. 2024.