Oficinas pedagógicas
Promoção da saúde mental dos professores na escola
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15430Palavras-chave:
Docente, Oficinas Pedagógicas, Políticas Institucionais, Saúde MentalResumo
O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde? Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz. 2011. 160 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, CNE, 1 jun. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_ slug=marco-2020-pdf &Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2020.
CANGUILHEM, Georges. Conceito Vulgar e questão filosófica. In: Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 35-48.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
CARLOTTO, Mary Sandra. Burnout e o trabalho docente: considerações sobre a intervenção. Revista Eletrônica InterAção Psy, ano 1, n. 1, p. 12-18, ago. 2003. Disponível em: https://gepeb.files.wordpress.com/2011/12/burnout-e-trabdocente.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.
DEJOURS, Christophe. A carga psíquica do trabalho. In: BETIOL, Maria Irene Stocco (org.). Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.
FERGUSON, Marylin. A conspiração aquariana. Tradução: Carlos Evaristo M. Costa; prefácio de Max Lerner. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.
GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 1999.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. 3. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosane Barreto Ramos Santos, Paulo Pires de Queiroz (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.