Oficinas pedagógicas

Promoção da saúde mental dos professores na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15430

Palavras-chave:

Docente, Oficinas Pedagógicas, Políticas Institucionais, Saúde Mental

Resumo

O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Barreto Ramos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado. Doutorado em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (CPU), Estados Unidos.

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde? Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz. 2011. 160 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, CNE, 1 jun. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_ slug=marco-2020-pdf &Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2020.

CANGUILHEM, Georges. Conceito Vulgar e questão filosófica. In: Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 35-48.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CARLOTTO, Mary Sandra. Burnout e o trabalho docente: considerações sobre a intervenção. Revista Eletrônica InterAção Psy, ano 1, n. 1, p. 12-18, ago. 2003. Disponível em: https://gepeb.files.wordpress.com/2011/12/burnout-e-trabdocente.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

DEJOURS, Christophe. A carga psíquica do trabalho. In: BETIOL, Maria Irene Stocco (org.). Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FERGUSON, Marylin. A conspiração aquariana. Tradução: Carlos Evaristo M. Costa; prefácio de Max Lerner. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.

GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 1999.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. 3. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2023-10-27

Como Citar

SANTOS, R. B. R.; QUEIROZ, P. P. de. Oficinas pedagógicas: Promoção da saúde mental dos professores na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15430. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15430. Acesso em: 18 nov. 2024.