Oficinas pedagógicas

Promoção da saúde mental dos professores na escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15430

Mots-clés :

Docente, Oficinas Pedagógicas, Políticas Institucionais, Saúde Mental

Résumé

O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosane Barreto Ramos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado. Doutorado em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (CPU), Estados Unidos.

Références

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde? Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz. 2011. 160 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, CNE, 1 jun. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_ slug=marco-2020-pdf &Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2020.

CANGUILHEM, Georges. Conceito Vulgar e questão filosófica. In: Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 35-48.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CARLOTTO, Mary Sandra. Burnout e o trabalho docente: considerações sobre a intervenção. Revista Eletrônica InterAção Psy, ano 1, n. 1, p. 12-18, ago. 2003. Disponível em: https://gepeb.files.wordpress.com/2011/12/burnout-e-trabdocente.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

DEJOURS, Christophe. A carga psíquica do trabalho. In: BETIOL, Maria Irene Stocco (org.). Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FERGUSON, Marylin. A conspiração aquariana. Tradução: Carlos Evaristo M. Costa; prefácio de Max Lerner. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.

GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 1999.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. 3. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publié-e

2023-10-27

Comment citer

SANTOS, R. B. R.; QUEIROZ, P. P. de. Oficinas pedagógicas: Promoção da saúde mental dos professores na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15430. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15430. Acesso em: 23 déc. 2024.