Oficinas pedagógicas
Promoção da saúde mental dos professores na escola
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15430Mots-clés :
Docente, Oficinas Pedagógicas, Políticas Institucionais, Saúde MentalRésumé
O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.
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