Articulação da cultura de paz e gestão escolar

Contribuições de um estudo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17093

Palavras-chave:

Cultura de Paz, Gestão Escolar, Violência, Formação de Gestores

Resumo

Este trabalho objetivou identificar e discutir produções acadêmicas nacionais sobre a perspectiva da Cultura e Educação para a Paz, com ênfase na formação de gestores educacionais. Como metodologia assumiu-se a revisão sistemática integrativa e a investigação ocorreu no Portal de Periódicos da Capes. Não foi delimitado período temporal. Após a leitura dos artigos, os resultados foram organizados em três categorias: A materialização das violências no contexto escolar; Formar para transformar: alternativas para o enfrentamento da violência; e Gestão escolar e família: diminuindo os espaços da violência. Em síntese, evidenciou-se nos trabalhos considerações acerca de alguns tipos de violência presente no dia a dia da escola, além de constatar-se a incipiência de trabalhos que articulam a Cultura de Paz com a formação de gestores escolares e a importância da atuação da gestão em parceria com a equipe escolar e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilce Brasil de Souza, Universidade Federal do Pampa

Professora da rede privada de Bagé (CFES) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professor EBTT – substituto de Química e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada III vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UNIPAMPA) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada II vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UNIPAMPA) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRASIL. Lei n. 13.005/20, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 25 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 06 nov.2022.

BRASIL. Lei n. 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da República, 14 maio 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13663.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKY, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

DE SOUSA, Gesilane Domingos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Violência ao docente na escola: narrativa de professora agredida por aluno. Conhecer: debate entre o público e o privado, Fortaleza, v. 7, n. 18, p. 113-131, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/326. Acesso em: 15 mar. 2023.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI). São Paulo: Cortez Editora, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

DHNET-DIREITOS HUMANOS NA INTERNET. Manifesto 2000. Disponível em: https://www5.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/manifesto_2000_UNESCO_cultura_da_paz.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.

GALTUNG, Johan. O que é uma Cultura de Paz e quais são os obstáculos que nos separam dela. Tradução: Tônia Van Acker. [S. l.]: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz–um programa da UNESCO, 2003. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/O%20que%20%C3%A9%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20Galtung.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

GROSSI, Patrícia Krieger; AGUINSKY, Beatriz Gerhensan. A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 415-433, 2006. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/22286. Acesso em: 15 mar. 2023.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2011.

HAMMES, Lúcio Jorge; SEBAJE, Alexandre Zacaria. Gestão Escolar e as Novas Incumbências Impostas pela Lei Federal Nº 13.663/18. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 3, p. 167-182, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10199. Acesso em: 15 mar. 2023.

JARES, Xesús. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LÜCK, Heloísa. A evolução da Gestão Educacional a partir de mudança paradigmática. In: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES, 2009, Bahia. Disponível em: https://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

MELO, Genilda Alves Nascimento; DOS SANTOS, Andréia Quinto; SILVA, Célia Jesus dos Santos. Gestão escolar e parceiros–elementos imprescindíveis na promoção da paz no ambiente escolar, com vistas a aprendizagem. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 185-202, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40788. Acesso em: 15 mar. 2023.

MILANI, Feizi; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de (org.). Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.

MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; DE LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes; ASINELLI-LUZ, Araci. A importância da inserção da Cultura da Paz no currículo escolar. The importance of inserting the peace culture in the school curriculum. Revista Contexto & Educação, Ijuí, RS, v. 36, n. 114, p. 301-315, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10331. Acesso em: 15 mar. 2023.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. rev. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015a.

MORIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Resolução 53/243 de 06 de outubro de 1999: Resoluções aprovadas pela assembleia geral. Nova Iorque, 1999. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

ORIQUE, Silvia Diana de Lima Silva; HAMMES, Lúcio Jorge; MOITA, Emanuel. A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência. Revista Educar Mais, v. 5, n. 5, p. 1030-1046, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2586/1857. Acesso em: 15 mar. 2023.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019.

SILVA, Mara Regina Santos da; LUNARDI, Valéria Lerch. A concepção de família como unidade complexa. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 64-72, 2006. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/1402. Acesso em: 26 mar. 2023.

Publicado

2023-10-27

Como Citar

DE SOUZA, D. B.; MARASCHIN, A. de A.; LINDEMANN, R. H.; BIERHALZ, C. D. K. Articulação da cultura de paz e gestão escolar: Contribuições de um estudo de revisão sistemática. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17093. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17093. Acesso em: 22 nov. 2024.