Articulação da cultura de paz e gestão escolar
Contribuições de um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17093Palavras-chave:
Cultura de Paz, Gestão Escolar, Violência, Formação de GestoresResumo
Este trabalho objetivou identificar e discutir produções acadêmicas nacionais sobre a perspectiva da Cultura e Educação para a Paz, com ênfase na formação de gestores educacionais. Como metodologia assumiu-se a revisão sistemática integrativa e a investigação ocorreu no Portal de Periódicos da Capes. Não foi delimitado período temporal. Após a leitura dos artigos, os resultados foram organizados em três categorias: A materialização das violências no contexto escolar; Formar para transformar: alternativas para o enfrentamento da violência; e Gestão escolar e família: diminuindo os espaços da violência. Em síntese, evidenciou-se nos trabalhos considerações acerca de alguns tipos de violência presente no dia a dia da escola, além de constatar-se a incipiência de trabalhos que articulam a Cultura de Paz com a formação de gestores escolares e a importância da atuação da gestão em parceria com a equipe escolar e famílias.
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Referências
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