Articulação da cultura de paz e gestão escolar
Contribuições de um estudo de revisão sistemática
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17093Mots-clés :
Cultura de Paz, Gestão Escolar, Violência, Formação de GestoresRésumé
Este trabalho objetivou identificar e discutir produções acadêmicas nacionais sobre a perspectiva da Cultura e Educação para a Paz, com ênfase na formação de gestores educacionais. Como metodologia assumiu-se a revisão sistemática integrativa e a investigação ocorreu no Portal de Periódicos da Capes. Não foi delimitado período temporal. Após a leitura dos artigos, os resultados foram organizados em três categorias: A materialização das violências no contexto escolar; Formar para transformar: alternativas para o enfrentamento da violência; e Gestão escolar e família: diminuindo os espaços da violência. Em síntese, evidenciou-se nos trabalhos considerações acerca de alguns tipos de violência presente no dia a dia da escola, além de constatar-se a incipiência de trabalhos que articulam a Cultura de Paz com a formação de gestores escolares e a importância da atuação da gestão em parceria com a equipe escolar e famílias.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 nov. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.005/20, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 25 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 06 nov.2022.
BRASIL. Lei n. 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da República, 14 maio 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13663.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKY, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
DE SOUSA, Gesilane Domingos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Violência ao docente na escola: narrativa de professora agredida por aluno. Conhecer: debate entre o público e o privado, Fortaleza, v. 7, n. 18, p. 113-131, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/326. Acesso em: 15 mar. 2023.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI). São Paulo: Cortez Editora, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.
DHNET-DIREITOS HUMANOS NA INTERNET. Manifesto 2000. Disponível em: https://www5.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/manifesto_2000_UNESCO_cultura_da_paz.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
GALTUNG, Johan. O que é uma Cultura de Paz e quais são os obstáculos que nos separam dela. Tradução: Tônia Van Acker. [S. l.]: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz–um programa da UNESCO, 2003. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/O%20que%20%C3%A9%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20Galtung.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
GROSSI, Patrícia Krieger; AGUINSKY, Beatriz Gerhensan. A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 415-433, 2006. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/22286. Acesso em: 15 mar. 2023.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2011.
HAMMES, Lúcio Jorge; SEBAJE, Alexandre Zacaria. Gestão Escolar e as Novas Incumbências Impostas pela Lei Federal Nº 13.663/18. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 3, p. 167-182, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10199. Acesso em: 15 mar. 2023.
JARES, Xesús. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LÜCK, Heloísa. A evolução da Gestão Educacional a partir de mudança paradigmática. In: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES, 2009, Bahia. Disponível em: https://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.
MELO, Genilda Alves Nascimento; DOS SANTOS, Andréia Quinto; SILVA, Célia Jesus dos Santos. Gestão escolar e parceiros–elementos imprescindíveis na promoção da paz no ambiente escolar, com vistas a aprendizagem. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 185-202, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40788. Acesso em: 15 mar. 2023.
MILANI, Feizi; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de (org.). Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.
MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; DE LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes; ASINELLI-LUZ, Araci. A importância da inserção da Cultura da Paz no currículo escolar. The importance of inserting the peace culture in the school curriculum. Revista Contexto & Educação, Ijuí, RS, v. 36, n. 114, p. 301-315, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10331. Acesso em: 15 mar. 2023.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. rev. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Resolução 53/243 de 06 de outubro de 1999: Resoluções aprovadas pela assembleia geral. Nova Iorque, 1999. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
ORIQUE, Silvia Diana de Lima Silva; HAMMES, Lúcio Jorge; MOITA, Emanuel. A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência. Revista Educar Mais, v. 5, n. 5, p. 1030-1046, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2586/1857. Acesso em: 15 mar. 2023.
SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019.
SILVA, Mara Regina Santos da; LUNARDI, Valéria Lerch. A concepção de família como unidade complexa. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 64-72, 2006. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/1402. Acesso em: 26 mar. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dilce Brasil de Souza, André de Azambuja Maraschin, Renata Hernandez Lindemann, Crisna Daniela Krause Bierhalz (Autor) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.