Articulación de la cultura de paz y la gestión escolar
Aportes de un estudio de revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17093Palabras clave:
Cultura de Paz, Gestión escolar, Violencia, Formación de DirectivosResumen
Este trabajo tuvo como objetivo identificar y discutir las producciones académicas nacionales en la perspectiva de Cultura y Educación para la Paz, con énfasis en la formación de gestores educativos. Como metodología, se asumió una revisión sistemática integradora y la investigación se realizó en el Portal de Periódicos da Capes. No se delimitó ningún período de tiempo. Después de la lectura de los artículos, los resultados fueron organizados en tres categorías: La materialización de la violencia en el contexto escolar; Educar para transformar: alternativas para el enfrentamiento a la violencia; y Gestión escolar y familia: reduciendo los espacios de violencia. En síntesis, en los trabajos se evidenciaron consideraciones sobre algunos tipos de violencia presentes en el cotidiano escolar, además de verificar la incipiencia de trabajos que articulan la Cultura de Paz con la formación de gestores escolares y la importancia de la actuación de la dirección en colaboración con el equipo escolar y las familias.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 nov. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.005/20, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 25 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 06 nov.2022.
BRASIL. Lei n. 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasília, DF: Secretaria Geral da Presidência da República, 14 maio 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13663.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKY, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
DE SOUSA, Gesilane Domingos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Violência ao docente na escola: narrativa de professora agredida por aluno. Conhecer: debate entre o público e o privado, Fortaleza, v. 7, n. 18, p. 113-131, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/326. Acesso em: 15 mar. 2023.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI). São Paulo: Cortez Editora, 1996. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.
DHNET-DIREITOS HUMANOS NA INTERNET. Manifesto 2000. Disponível em: https://www5.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/manifesto_2000_UNESCO_cultura_da_paz.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
GALTUNG, Johan. O que é uma Cultura de Paz e quais são os obstáculos que nos separam dela. Tradução: Tônia Van Acker. [S. l.]: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz–um programa da UNESCO, 2003. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/O%20que%20%C3%A9%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20Galtung.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
GROSSI, Patrícia Krieger; AGUINSKY, Beatriz Gerhensan. A construção da cultura de paz como uma estratégia de superação da violência no meio escolar: impasses e desafios. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 415-433, 2006. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/22286. Acesso em: 15 mar. 2023.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2011.
HAMMES, Lúcio Jorge; SEBAJE, Alexandre Zacaria. Gestão Escolar e as Novas Incumbências Impostas pela Lei Federal Nº 13.663/18. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 3, p. 167-182, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10199. Acesso em: 15 mar. 2023.
JARES, Xesús. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LÜCK, Heloísa. A evolução da Gestão Educacional a partir de mudança paradigmática. In: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES, 2009, Bahia. Disponível em: https://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.
MELO, Genilda Alves Nascimento; DOS SANTOS, Andréia Quinto; SILVA, Célia Jesus dos Santos. Gestão escolar e parceiros–elementos imprescindíveis na promoção da paz no ambiente escolar, com vistas a aprendizagem. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 185-202, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/40788. Acesso em: 15 mar. 2023.
MILANI, Feizi; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de (org.). Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.
MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; DE LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes; ASINELLI-LUZ, Araci. A importância da inserção da Cultura da Paz no currículo escolar. The importance of inserting the peace culture in the school curriculum. Revista Contexto & Educação, Ijuí, RS, v. 36, n. 114, p. 301-315, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10331. Acesso em: 15 mar. 2023.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. rev. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Resolução 53/243 de 06 de outubro de 1999: Resoluções aprovadas pela assembleia geral. Nova Iorque, 1999. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20A%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20uma%20Cultura%20de%20Paz%20-%20ONU.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
ORIQUE, Silvia Diana de Lima Silva; HAMMES, Lúcio Jorge; MOITA, Emanuel. A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência. Revista Educar Mais, v. 5, n. 5, p. 1030-1046, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2586/1857. Acesso em: 15 mar. 2023.
SALLES FILHO, Nei Alberto. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019.
SILVA, Mara Regina Santos da; LUNARDI, Valéria Lerch. A concepção de família como unidade complexa. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 64-72, 2006. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/1402. Acesso em: 26 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dilce Brasil de Souza, André de Azambuja Maraschin, Renata Hernandez Lindemann, Crisna Daniela Krause Bierhalz (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.