Apresentação Dossiê - Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1149

Mots-clés :

Pesquisa (auto)biográfica, Histórias de vida, Insubordinações, Metodoologia

Résumé

O dossiê resulta de diálogos e redes construídos sobre insubordinações da pesquisa (auto)biográfica e desdobra-se em reflexões que verticalizam e aprofundam questões epistemológicas, teórico-metodológicas e contextuais sobre democracia e modos outros de narrar a vida. O Dossiê organiza-se com quinze textos que problematizam questões sociais prementes no cenário contemporâneo nacional e mundial, notadamente no que se refere as crises planetárias ambientais, sanitárias e econômicas, mas também a reconfiguração geopolítica mundial e outras narrativas que se impõem e os impactos sobre modos outros de vida. Ao sistematizar questões sobre insubordinações e pesquisa (auto)biográfica, o conjunto de textos apresentados no dossiê contribuem para o fortalecimento do diálogo entre redes nacionais e internacionais de pesquisa, a ampliação de interfaces geradoras de conhecimentos entre a Educação e as demais Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, que se preocupam com as relações do indivíduo com os processos de aprendizagem, de mobilidades, de socialização, formação/profissionalização, inclusão/exclusão social, envelhecimento, adoecimento e suas formas de acompanhamento, cuidado, nas mais distintas situações existenciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Membro do CA-Ed/CNPq. Líder do Grafho.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da UNEB do Departamento de Ciências Humanas-DCH, campus IV-Jacobina e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Membro do Grupo de pesquisa GRAFHO.

Références

PINEAU, G., Le Grand J.-L. As histórias de vida. Natal, Edufern, 2012.

PINEAU, G. Respirer sa vie: déverrouiller les apprentissages des rythmes vitaux. Éducation permanente. n. 163, p. 111-130, 2005.

PINEAU, G. Temporalidades na formaçao, Rumo a novos sincronizadores. Sao Paulo, Triom, 2004.

SOUZA, E. C. de; MEIRELES, M. M. de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista FAEEBA, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, 2008. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/228/127. Acesso em: 5 maio 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-28

Comment citer

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Apresentação Dossiê - Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1149, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1149. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/22659. Acesso em: 15 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>