Apresentação Dossiê - Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1149

Keywords:

Pesquisa (auto)biográfica, Histórias de vida, Insubordinações, Metodoologia

Abstract

O dossiê resulta de diálogos e redes construídos sobre insubordinações da pesquisa (auto)biográfica e desdobra-se em reflexões que verticalizam e aprofundam questões epistemológicas, teórico-metodológicas e contextuais sobre democracia e modos outros de narrar a vida. O Dossiê organiza-se com quinze textos que problematizam questões sociais prementes no cenário contemporâneo nacional e mundial, notadamente no que se refere as crises planetárias ambientais, sanitárias e econômicas, mas também a reconfiguração geopolítica mundial e outras narrativas que se impõem e os impactos sobre modos outros de vida. Ao sistematizar questões sobre insubordinações e pesquisa (auto)biográfica, o conjunto de textos apresentados no dossiê contribuem para o fortalecimento do diálogo entre redes nacionais e internacionais de pesquisa, a ampliação de interfaces geradoras de conhecimentos entre a Educação e as demais Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, que se preocupam com as relações do indivíduo com os processos de aprendizagem, de mobilidades, de socialização, formação/profissionalização, inclusão/exclusão social, envelhecimento, adoecimento e suas formas de acompanhamento, cuidado, nas mais distintas situações existenciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Membro do CA-Ed/CNPq. Líder do Grafho.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da UNEB do Departamento de Ciências Humanas-DCH, campus IV-Jacobina e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Membro do Grupo de pesquisa GRAFHO.

References

PINEAU, G., Le Grand J.-L. As histórias de vida. Natal, Edufern, 2012.

PINEAU, G. Respirer sa vie: déverrouiller les apprentissages des rythmes vitaux. Éducation permanente. n. 163, p. 111-130, 2005.

PINEAU, G. Temporalidades na formaçao, Rumo a novos sincronizadores. Sao Paulo, Triom, 2004.

SOUZA, E. C. de; MEIRELES, M. M. de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista FAEEBA, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, 2008. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/228/127. Acesso em: 5 maio 2024.

Published

2024-12-28

How to Cite

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Apresentação Dossiê - Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1149, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1149. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/22659. Acesso em: 15 jan. 2025.

Issue

Section

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>