Editorial

Auteurs-es

  • Elizeu Clementino de Souza UNEB

Mots-clés :

(Auto)biografia, Cartas, Escritas de si, Escrita epistolar

Résumé

A publicação da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (RBPAB) soma-se ao desejo de muitos da sociedade brasileira pela luta e defesa da democracia e reconstrução do país. O volume 7, número 22 da revista, dedica-se às discussões sobre escritas, ao publicar o Dossiê Escrita de si na escrita epistolar, organizado por Ana Chrystina Mignot, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Inês de Almeida Rocha, do Colégio Pedro II e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), socializando um conjunto de textos que se dedicam à teorização sobre escritas de si, escrita epistolar como método e/ou como fonte de pesquisa. O dossiê contém 18 textos que tratam de aspectos epistêmico-metodológicos e de modos próprios como os diferentes pesquisadores e pesquisadoras têm se dedicado a temática e ao estudo das cartas como dimensão de pesquisa e dos indícios históricos que são revelados através das cartas. Do mesmo modo, o dossiê problematiza questões de escrita e suas práticas através da escrita epistolar como forma de anúncios e denúncias de dimensões da vida pessoal, familiar, social, profissional, religiosa e de outras tantas. A seção “Artigos” é constituída por quatro textos que teorizam sobre questões de ensino e de formação de adultos na universidade, memórias do brincar no contexto da formação inicial, relações entre memórias, tecnologias e educação física e, por fim, análise de produções da RBPAB e suas disposições teórico-metodológicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

RBPAB, v. 7. n. 22, 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-23

Comment citer

SOUZA, E. C. de. Editorial. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 614–615, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>