Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p196-214

Palavras-chave:

Histórias de Vida, Memória

Resumo

Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornar-se professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.

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Biografia do Autor

Iara Leticia Leite de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - campus Rio Claro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro.

Rosana Areal de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Ciências Humanas. Professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

 

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação. Professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

OLIVEIRA, I. L. L. de; CARVALHO, R. A. de; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 196–214, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p196-214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728. Acesso em: 26 dez. 2024.

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