Notícias

REVISTA GARIMPUS ABRE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ 9 DE SETEMBRO

2021-06-10

A Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura da Chapada Diamantina, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, está com inscrições abertas, até o dia 10 de setembro, para submissão de trabalhos que irão compor sua terceira edição.

A publicação tem como objetivo incentivar a pesquisa e divulgar a produção do conhecimento regional, e, especialmente, investigar a Chapada Diamantina na contemporaneidade.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras de submissão) devem fazer um cadastro prévio e enviar o trabalho tanto no site, como também para o endereço de e-mail revistagarimpus@gmail.com para a seleção editorial. Podem ser submetidos artigos, relatos de experiências, entrevistas e resenhas.

A revista é online e tem periodicidade semestral.

Informações: revistagarimpus@gmail.com

https://www.revistas.uneb.br/index.php/garimpus

Saiba mais sobre REVISTA GARIMPUS ABRE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ 9 DE SETEMBRO

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2021): Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina

Bem-vindes a nosso segundo número da Garimpus: Revista de Educação, Cultura e Linguagens na Chapada Diamantina. Passamos um ano da pandemia no planejamento e produção desta edição, e nosso sentimento é de celebração. Foram muitos os rearranjos e contratempos que enfrentamos neste momento crítico da vida no planeta, mas mantivemos firmes a convicção de que a divulgação científica é parte do movimento de resistência e valorização da ciência necessária a este momento de obscuridades e retrocessos no país.

A certeza de que há muitos e relevantes estudos produzidos na Chapada Diamantina, e de que a Garimpus veio para visibilizar estes trabalhos foi confirmada com a qualidade e quantidade de trabalhos recebidos. Mesmo em tempos de sobrecarga emocional e laboral, recebemos quase 20 artigos e relatos de experiências, o que nos exigiu aprimorar nossa capacidade técnica de edição, fortalecer o sistema de avaliação a cegas, e qualificar nossos procedimentos internos rumo à obtenção do índice de indexação de periódicos da Capes, o Qualis.

Se o número 01 da Garimpus foi um exercício de aprendizado e experimentação, esta segunda edição reflete a profissionalização editorial. Neste sentido, foi fundamental a colaboração valiosa dos professores doutores Thiago Martins Caldas Prado e Rafael Carvalho, além dos técnicos Lidiane Novaes e Daniel Felipe, que passaram a integrar nossa equipe e a cuidar de um rigoroso processo de seleção e produção.

O resultado é a qualidade deste número, que traz sete Artigos e três Relatos de Experiência. Neste conjunto, quatro trabalhos trazem as questões do letramento, da literatura e de novas perspectivas metodológicas para o ensino, quatro apontam avanços nas discussões raciais e de gênero, e dois levantam o debate sobre as questões socioculturais, econômicas e ambientais do território. Em comum, todos eles trazem a Chapada Diamantina para o centro das discussões científicas e contribuem para desenhar um panorama dos estudos realizados na região.

Gratidão a todes que participaram deste processo e nos ajudam a construir horizontes científicos tão bonitos quanto os cenários e paisagens chapadenses.

Boa leitura!!!

 

ISSN 2763-8138

Publicado: 2021-06-10

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições