Edições anteriores

  • Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina
    v. 2 n. 1 (2021)

    Bem-vindes a nosso segundo número da Garimpus: Revista de Educação, Cultura e Linguagens na Chapada Diamantina. Passamos um ano da pandemia no planejamento e produção desta edição, e nosso sentimento é de celebração. Foram muitos os rearranjos e contratempos que enfrentamos neste momento crítico da vida no planeta, mas mantivemos firmes a convicção de que a divulgação científica é parte do movimento de resistência e valorização da ciência necessária a este momento de obscuridades e retrocessos no país.

    A certeza de que há muitos e relevantes estudos produzidos na Chapada Diamantina, e de que a Garimpus veio para visibilizar estes trabalhos foi confirmada com a qualidade e quantidade de trabalhos recebidos. Mesmo em tempos de sobrecarga emocional e laboral, recebemos quase 20 artigos e relatos de experiências, o que nos exigiu aprimorar nossa capacidade técnica de edição, fortalecer o sistema de avaliação a cegas, e qualificar nossos procedimentos internos rumo à obtenção do índice de indexação de periódicos da Capes, o Qualis.

    Se o número 01 da Garimpus foi um exercício de aprendizado e experimentação, esta segunda edição reflete a profissionalização editorial. Neste sentido, foi fundamental a colaboração valiosa dos professores doutores Thiago Martins Caldas Prado e Rafael Carvalho, além dos técnicos Lidiane Novaes e Daniel Felipe, que passaram a integrar nossa equipe e a cuidar de um rigoroso processo de seleção e produção.

    O resultado é a qualidade deste número, que traz sete Artigos e três Relatos de Experiência. Neste conjunto, quatro trabalhos trazem as questões do letramento, da literatura e de novas perspectivas metodológicas para o ensino, quatro apontam avanços nas discussões raciais e de gênero, e dois levantam o debate sobre as questões socioculturais, econômicas e ambientais do território. Em comum, todos eles trazem a Chapada Diamantina para o centro das discussões científicas e contribuem para desenhar um panorama dos estudos realizados na região.

    Gratidão a todes que participaram deste processo e nos ajudam a construir horizontes científicos tão bonitos quanto os cenários e paisagens chapadenses.

    Boa leitura!!!

     

    ISSN 2763-8138