Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina tem como principal objetivo difundir a diversidade da produção cultural, educacional e literal, uma vez que a região é carente de centros de estudos de pós-graduação nestas áreas, e necessita, portanto, de espaços que possibilitem construir referenciais teóricos e práticos mais contextualizados, os quais aproximam os conceitos dos problemas concretos vivenciados em terras sertanejas.
MODALIDADE DE TEXTOS:
- Artigos – textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas das áreas das Linguagens, Educação e Cultural (verificar diretrizes para autores);
- Relatos de experiências – textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, destacando-se relatos de experiências práticas na área social, de laboratórios ou observatórios jornalísticos, de inovações didáticas em comunicação e cultura, de percursos metodológicos ou em outros temas de interesse na área (verificar diretrizes para autores);
- Entrevista – depoimentos de figuras ilustres com histórias de vida, realizações profissionais e/ou contribuição acadêmica relevante para o campo da Comunicação. A referida entrevista deve conter entre 3 e 4 mil caracteres (com espaços);
- Resenhas – textos com dimensão variável entre 6 mil e 7 mil caracteres (com espaços), contendo a Referência Blibiográfica Completa da primeira edição da Obra.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Responsáveis
- Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XXIII / Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE)
- Grupo de pesquisa: Cercado de Saberes: Comunicação e conservação ambiental no Vale do Cercado
Histórico do periódico
A Garimpus é a primeira revista para publicação especializada em Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina. Idealizada e projetada desde outubro de 2016 em comemoração aos 15 anos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIII, UNEB, em Seabra.
Trata-se de uma revista de periodicidade semestral que visa difundir o conhecimento produzido na região da Chapada Diamantina.
Desde a sua criação, conta com significativo apoio do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XXIII (DCHT-XXIII) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).
A iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão Cercado de Saberes: Comunicação e conservação ambiental no Vale do Cercado.