Sobre a Revista

Foco e Escopo

A GARIMPUS tem como principal objetivo difundir a diversidade da produção cultural, educacional e literal, uma vez que a região é carente de centros de estudos de pós-graduação nestas áreas, e necessita, portanto, de espaços que possibilitem construir referenciais teóricos e práticos mais contextualizados, os quais aproximam os conceitos dos problemas concretos vivenciados em terras sertanejas. 

MODALIDADE DE TEXTOS:

  • Artigos textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas das áreas das Linguagens, Educação e Cultural.
  • Relatos de experiências – textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, destacando-se relatos de experiências práticas na área social, de laboratórios ou observatórios jornalísticos, de inovações didáticas em comunicação e cultura, de percursos metodológicos ou em outros temas de interesse na área.
  • Entrevista depoimentos de figuras ilustres com histórias de vida, realizações profissionais e/ou contribuição acadêmica relevante para o campo da Comunicação. A referida entrevista deve conter até 3 mil palavras. 
  • Resenhas textos com dimensão variável entre 6 mil e 7 mil caracteres (com espaços), contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente. Seção fixa.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  • Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XXIII/ Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE)
  • Colegiado de Comunicação Social - DCHT XXIII
  • Grupo de pesquisa: Cercado de Saberes: Comunicação e conservação ambiental no Vale do Cercado

Histórico do periódico

A GARIMPUS é a primeira revista para publicação especializada em Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina. Criada em outubro de 2016 em comemoração aos 15 anos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIII, UNEB, em Seabra. 

Trata-se de uma revista de periodicidade semestral que visa difundir o conhecimento produzido na região da Chapada Diamantina.

Desde a sua criação, conta com significativo apoio do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XXIII (DCHT-XXIII) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE). 

A iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão Cercado de Saberes: Comunicação e conservação ambiental no Vale do Cercado.