DA LITERACIA EMERGENTE À ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVAS, OLHARES E FAZIMENTOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE LITERÁRIO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Literacia emergente, Literário, Crianças.

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de construção de um literário como produto do projeto extensionista Blablablando do Centro Universitário CESMAC - que pesquisou as contribuições da imersão das crianças no universo leitor deste a tenra idade. Neste, os fazimentos e olhares do quadro docente do Centro Municipal de Educação Infantil envolvido, das discentes do curso de Pedagogia integrantes da pesquisa e das crianças (3 a 5 anos de idade) investigadas deram forma ao conto em poesia visual que narra em partes iniciadas pelas letras do alfabeto em uma trama brincante, propondo um diálogo entre as letras e os infantes. A produção citada, nasce no terreno das experiências vivenciadas na literacia emergente própria da Educação Infantil com prospecção aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como epílogo desta construção apresentam-se a autonomia, interação dos pequenos no universo leitor, a prática da vertente literária como limiar do processo do alfaletrar, a acolhida da poesia visual como vereda literária para a infância, o fortalecimento do elo pedagógico formado pela escrita acadêmica e literária e a devolutiva do trabalho desenvolvido à comunidade estudada. Dentre os referenciais teóricos que permeiam este trabalho se encontram: Magda Soares (2009), Ana Teberosky e Teresa Colomer (2003) e Nelly Coelho (2012). 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Maria Morais de Lima Frazao, CESMAC

Pedagoga, pesquisadora sobre das delícias e desdobramentos do processo de albabetização/letramento e, escritora do literário infantil AZ! (poesias visuais).

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. MEC/CONSED/UNDIME, 2017, Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 05/03/2020.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília : MEC, SEALF, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf>. Acesso em: 04/03/2020.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos-mitos-arquétipos. 4 ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto,2018.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-10