INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SEABRA-BA

Resumo

Partindo da perspectiva intercultural de ensino, com foco em materiais didáticos e seus variados usos por parte de três professoras de língua inglesa em três escolas municipais de Seabra, Bahia, Brasil, o artigo tem por objetivo principal analisar se/ou até que ponto e como o docente de língua inglesa, atuando na escola municipal na sede deste município, está consciente das questões relacionadas ao ensino voltadas para tal perspectiva. Para tanto, tenta-se estabelecer uma síntese a partir da discussão dos dados a partir de dois instrumentos que foram usados: questionário com cinco questões abertas e observações feitas em duas aulas de cada professora. Tivemos como base para a discussão do trabalho os autores: Moita Lopes (1996), Stuart Hall (1996), Savio Siqueira (2010), Katia Mota (2010) Kanavillil Rajagopalan (2012) e Denise Scheyerl (2012). Os resultados chamam atenção para os problemas em adaptar os componentes culturais ao ensino, dessa forma contribuem para o processo de reflexão na formação de professores.

 

Palavras-chave: Interculturalidade. Ensino de língua inglesa. Material didático. Reflexão. Formação. 

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Biografia do Autor

Marlon Araújo Nascimento, Universidade do Estado da Bahia
Atualmente é Graduado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas, pela instituição de ensino UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Foi monitor de Língua Inglesa no LABIN - Laboratório de Língua Inglesa e monitor da disciplina Língua Inglesa Instrumental. Atuou como monitor no programa Mais Educação do governo federal em 2014. Atuou como Bolsista do RP/PIBID - Residência Pedagógica / Programa de iniciação a docência UNEB/Campus XXIII. Professor de língua Inglesa no Colégio Municipal Jorge Amado atuando com o público do fundamental dois e EJAI - Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado
2021-06-10
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