INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS EM SEABRA-BA
Resumo
Partindo da perspectiva intercultural de ensino, com foco em materiais didáticos e seus variados usos por parte de três professoras de língua inglesa em três escolas municipais de Seabra, Bahia, Brasil, o artigo tem por objetivo principal analisar se/ou até que ponto e como o docente de língua inglesa, atuando na escola municipal na sede deste município, está consciente das questões relacionadas ao ensino voltadas para tal perspectiva. Para tanto, tenta-se estabelecer uma síntese a partir da discussão dos dados a partir de dois instrumentos que foram usados: questionário com cinco questões abertas e observações feitas em duas aulas de cada professora. Tivemos como base para a discussão do trabalho os autores: Moita Lopes (1996), Stuart Hall (1996), Savio Siqueira (2010), Katia Mota (2010) Kanavillil Rajagopalan (2012) e Denise Scheyerl (2012). Os resultados chamam atenção para os problemas em adaptar os componentes culturais ao ensino, dessa forma contribuem para o processo de reflexão na formação de professores.
Palavras-chave: Interculturalidade. Ensino de língua inglesa. Material didático. Reflexão. Formação.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Parte 5 – Entrevista com Maria Luisa Ortiz Alvarez. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S.. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. 1ed. Salvador: Edufba, 2012. 534 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16424/1/MATERIAISDIDATICOS_Repositorio.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.
SCHEYERL, Denise. Práticas ideológicas na elaboração de materiais didáticos para a educação linguística. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S.. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. 1ed. Salvador: Edufba, 2012. 534 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16424/1/MATERIAISDIDATICOS_Repositorio.pdf. Acesso em: 22 mar. 2018.
Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 20 fev. 2019.
BRASIL. MEC. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2014. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais. Acesso em: 30 set. 2018.
CANÇADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Linguística Aplicada, No. 23, Jan/Jun., 1994, Campinas, SP, p.55-69. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639221/6817>. Acesso em: 11 mar. 2019.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), constituído pela Portaria da Reitoria nº 1707/2003, na forma da Resolução CNS nº 466/2012.
FETTERMAN, D. M. (1989). Applied social research methods series, Vol. 17. Ethnography: Step by step. Thousand Oaks, CA, US: Sage Publications, Inc.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1978. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 10 dez. 2019.
GLOBAL ENGLISH by Lindsay Clandfield, Rebecca Robb Benne. Macmillan Education, 2011 - English language - 160 pages. QR code for Global Intermediate Coursebook
GUILHERME, M. Comunicação Intercultural, Globalidade e Diversidade. Revista de Humanidades e Tecnologias, Dossier Línguas e Culturas, 6/7/8, 2002, p. 195-198. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10437/2504>. Acesso em: 20 abr. 2019.
GUILHERME, M. English as a global language and education for cosmopolitan citizenship. Language and Intercultural Communication, Vol. 7, No. 1, 2007, p.72-90. Disponível em: https://doi.org/10.2167/laic184.0. Acesso em: 12 jun. 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, IPHAN, 1996, p. 68-75. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat24.pdf> Acesso em: 22 set. 2018.
HOLME, Randal. Carrying a baby in the back: teaching with an awareness of the cultural construction of language. In: BYRAM, Michael; GRUNDY, Peter. (Ed.). Context and culture in language teaching and learning. Clevedon: Multilingual Matters, 2003. p. 18-31.Humanidades e Tecnologias, Dossier Línguas e Culturas, 6/7/8, 2002, p. 195-198. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.118.6463&rep=rep1&type=pdf> Acesso: 11 set. 2019.
JANZEN, H. E. Mediação cultural, abordagem comunicativa e ensino de língua estrangeira: O conceito linguístico de Bakhtin e os pressupostos da interculturalidade. Dissertação (Mestrado em Letras). São Paulo: USP, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a12.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.
JANZEN, Henrique Evaldo. Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira. Educ. rev., Curitiba , n. 20, p. 137-147, Dec. 2002 Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.269> Acesso em: 13 dez. 2019.
Kanavillil Rajagopalan responde. In: LIMA, D. C. de (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editoria, 2009a, p. 39-46.
Languages for Intercultural Communication and Education Editors: Michael Byram, University of Durham, UK and Alison Phipps, University of Glasgow, UK. Disponível em:<https://www.academia.edu/32532198/Context_and_Culture_in_Language_Teaching_and_Learning.pdf.> Acesso em: 10 out. 2019.
MOITA LOPES, L. P. da. Inglês no mundo contemporâneo: Ampliando oportunidades sociais por meio da educação. Texto básico apresentado no simpósio Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades socais por meio da educação, patrocinado pela TESOL International Foundation. São Paulo: Centro Brasileiro Britânico, 25-26 de abril de 2005, p.1-15.
MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: Uma abordagem discursiva. Londrina, PR: Eduel, 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.18309/anp.v1i18.449> Acesso em: 22 out. 2019.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. 2005; Conferência; TIRF.
Moita Lopes, Luiz Paulo da. Oficina de linguística aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas/Luiz Paulo da Moita Lopes – Campinas, SP : Mercado da Letras, 1996.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS). Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/comissao/eticapesq.htm> Acesso em: 01 jan. 2018.
Planalto – Governo Federal / Presidência da República Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos – PNLD 2017/2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Decreto/D9099.htm#art29>. Acesso em: 23 mar. 2019.
Planalto – Governo Federal / Presidência da República Secretária-geral Subchefia para assuntos Jurídicos - LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm>. Acesso em: 12 abr. 2019.
Plataforma Brasil - base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Disponível em: <http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf> Acesso em: 20 dez. 2018.
Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras / Katia Mota e Denise Scheyerl (organizadores) ; [preparação de originais e revisão de textos: Tania de Aragão Bezerra, Magel Castilho de Carvalho ; capa, projeto gráfico e editoração – Joe Lopes]. - Salvador : EDUFBA : Instituto de Letras, Departamento de Letras Germânicas, 2004. 337p. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16423> Acesso em: 22 out. 2018.
MOTA, K. Incluindo as diferenças, resgatando o coletivo: novas perspectivas multiculturais no ensino de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. 2. ed. Salvador: Edufba, 2010, p. 37-62. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16423> Acesso em: 22 jun. 2018.
Resposta aos meus debatedores. In: SILVA, F. L. da; RAJAGOPALAN, K. (Org.). A linguística que nos faz falhar. São Paulo: Editora Parábola, 2004, p.166-231.
RYOO, J. J.; MCLAREN, P. Revolucionando a educação multicultural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 19, n. 34, jul./dez. 2010, p. 207-225. Disponível em: <https://www.academia.edu/2252686/REVOLUCIONANDO_A_EDUCAÇÃO_MULTICULTURAL> Acesso em: 12 jan. 2018.
SIQUEIRA, S. O papel do professor na desconstrução do “mundo plástico” do livro didático de LE. In: ASSIS-PETERSON, A. A. de; BARROS, S. M. (Org.). Formação crítica de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010, p. 225-253
S618 SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel, Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica / Domingos Sávio Pimentel Siqueira, - 2008. 2 v. Tese de Doutorado, disponível em; <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/Domingos_Savio_Siqueira.pdf> Acesso em: 02 fev. 2018.
S775p STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa [recurso eletrônico] : estudando como as coisas funcionam / Robert E. Stake ; tradução: Karla Reis ; revisão técnica: Nilda Jacks. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2011.
SCHEYERL, D. C. M.. Práticas ideológicas na elaboração de materiais didáticos para a educação linguística. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S.. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. 1ed. Salvador: Edufba, 2012, v. 1, p. 37-56. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/16424/1/MATERIAISDIDATICOS_Repositorio.pdf. Acesso em: 22 jan. 2018.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença a perspectiva dos estudos culturais / Tomaz Tadeu da Silva (org). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SIQUEIRA, S. English Language Teaching and the Place of Culture: For a Critical Cultural Immersion. In: LIMA, Diógenes Cândido de. [Editor.]. Language and its Cultural Substrate: Perspectives for a Globalized World. Campinas: Editora Pontes, 2012.
TOMLINSON, B. Introduction. In: TOMLINSON, B. (Ed.). Materials development in language teaching. 7. impr. Cambridge: CUP, 2004a, p. 1-24.