ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO POPULAR PARA ENSINAR MATÉRIAS PEDAGÓGICAS A ESTUDANTES DE CARREIRA TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13823780Palavras-chave:
Estratégia, Educação popular, Cursos educacionais participativosResumo
No final de 2003, o Ministério do Ensino Superior cubano propôs a inclusão nos planos de estudos de todos os cursos do país, de uma disciplina pedagógica. Para isso, baseia-se no desenvolvimento do ensino, da formação nas empresas e da formação em sentido geral como forma de atuação nas carreiras e como nova e viável possibilidade de emprego. Tendo em conta a desmotivação e o cepticismo que uma disciplina pedagógica provocava nos alunos, resultado que o diagnóstico que realizámos para determinar o estado em que se encontravam, deu-nos a tarefa de procurar alternativas para criar um ambiente favorável aos mesmos. em que se apropriaram dos conhecimentos e motivaram o interesse em aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para isso, propor uma Estratégia baseada na metodologia da Educação Popular, que tem como princípio básico: “Educar para transformar... transformar para educar”, constitui o objetivo. Neste caso pareceu-nos essencial diminuir a distância entre o discurso e a prática, descobrindo as incoerências entre ambos, quebrando a inércia ou a espera passiva de indicações, desencadeando assim a própria acção, revelando a realidade em que se vive, se desenvolve e é um ator social ativo. Com base nestes elementos, a estratégia foi desenhada e a sua implementação constituiu um elo essencial no desenvolvimento do ensino.
Downloads
Referências
Colectivo de Investigadores. (2002). Paulo Freire entre nosotros. CIE “Graciella Bustillo”. Havana, Cuba: Asociación de Pedagogos de Cuba.
Colectivo de Investigadores. (2002a). Selección de lecturas sobre metodología de la Educación Popular. CIE “Graciella Bustillo”. Havana, Cuba: Asociación de Pedagogos de Cuba.
García, M.; Ortiz, T.; García, A., y Fernández, R. H. (2019). Competencias generales de dirección, su formación en la universidad desde el grupo y la dimensión extensionista. Revista Cubana de Educación Superior, 38(1), e15.
García, M. (2020). Sistematización, una práctica necesaria. Revista Diálogos e Perspectivas Interventivas, 1(e9864), 1-13.
Gómez, G., y García, M. (2022). Competencias emocionales en el contexto universitario post pandémico: una propuesta para su fortalecimiento. Revista Visión Antataura, 6(2), 136-151.
Pérez, E. (2004). Freire entre nosotros. Ciudad Habana, Cuba: Editorial Caminos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Máryuri García González, Alfredo García Rodríguez, Tania Ortiz Cárdenas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.