O ENSINO DE LEITURA NAS ABORDAGENS DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14188996Palavras-chave:
Leitura, Ensino de Línguas, Crenças, ExperiênciasResumo
A presente pesquisa tem como discussão central os estudos direcionados às crenças e às experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em Língua Inglesa (LI). O processo de ensino-aprendizagem de LI está condicionado por uma série de fatores, dentre eles, podemos destacar a prática da leitura. A prática de leitura, de certo modo, consiste no processo de olhar para uma série de símbolos escritos e construir os significados, fazendo com que aquelas palavras possam construir significados no nosso (in)consciente. O objetivo geral é investigar as crenças e as experiências de alunos do ensino fundamental sobre o ensino de leitura em LI. Os autores que compõem os nossos pressupostos teóricos são: Barcelos (2004), Vieira-Abrahão (2006), Oliveira (2007), Paiva (2008), Miccoli (2010), Masetto (2012), Oliveira (2013), Rojo (2013), Freire (2003), Solé (2014), dentre outros. Este estudo se caracteriza como uma investigação inserida nos limites da linguística aplicada, de natureza descritiva e interpretativista. Os sujeitos deste estudo são dois alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta do corpus, utilizamos o ‘autorrelato’ como instrumento de pesquisa. Os resultados alcançados, nesta investigação, mostram o aperfeiçoamento e o reconhecimento da leitura como ponto fundamental na sala de aula de LI. Os depoimentos dos alunos mostram uma realidade satisfatória quanto ao processo de ensino de LI, principalmente no que tange à prática de leitura. O ensino de leitura em LI pode ser uma abordagem alternativa para o contexto da escola pública.
Downloads
Referências
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada, ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v.7, n.1, p.123-156, 2004a.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas: o que todo professor de línguas deveria saber. In: CAMPOS, M.C.P.; GOMES, M.C.A. (Org.). Interações Dialógicas: Linguagem e Literatura na Sociedade Contemporânea. Viçosa: Editora UFV, 2004b.
BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: Tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagens de línguas. In: BARCELOS, A. M. F. VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.). Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-42.
BRITO, S.; SANTOS, E. C. Ensino de leitura em língua inglesa em perspectiva dialógica. Discursividades, v.9, n.2, p. 78–105, 2021 .
CUNHA, N.B. Experiências de aprendizagem: um estudo de caso sobre as experiências de estudo fora da sala de aula de alunos de Letras/Inglês em uma instituição particular de ensino superior. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual: Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.
MICCOLI, L. Individual Classroom Experiences: a socio-cultural comparison for understanding EFL classroom learning. Ilha do Desterro, v.41, n.1, p.61-91, 2003.
MICCOLI, L. Collective and Individual Classroom Experiences: a deeper view of EFL learning in a Brazilian university. Revista Virtual da Linguagem, v.2, n.2, 2004.
MICCOLI, L. A Experiência na Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.6, n.2, 2006.
MICCOLI, L. Experiências de professores no ensino de LI: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Universidade Federal de Minas Gerais. Linguagem & Ensino, v.10, n.1, p.47-86, 2007.
MICCOLI, L. A Experiência como ponto de partida. In: MICCOLI, L. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 2. Campinas: Pontes, 2010a. p. 17-32.
MICCOLI, L. A Experiência de Professores. In: MICCOLI, L. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 2. Campinas: Pontes, 2010b. p. 103-127.
OLIVEIRA, M. N. Crenças, cognição e interação social: implicações para a sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 1, 2007, Natal. Anais... Natal, 2007. p. 1-10. CD-ROM.
SILVA, K. A. Crença e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). 2005. 217 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Linguagem & Ensino, v.10, n.1, p.235-271, 2007.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kaique Kayonan Lopes Delfino, Marcos Nonato de Oliveira, Francinaldo dos Santos Custódio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.