A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA E HISTÓRIA
Mots-clés :
Currículo. Educação de Jovens e Adultos. História. Interdisciplinaridade. Pedagogia.Résumé
Este artigo pretende analisar a conexão interdisciplinar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com as disciplinas de História e de Pedagogia, no sentido de possibilitar aos alunos da EJA uma compreensão e interpretação dos acontecimentos históricos e sua relação com os contextos sócio - econômicos, refletindo no cotidiano das realidades sociais em que estão inseridos. O lócus empírico desse estudo é o Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira no município de Vitória da Conquista - BA. A metodologia para esta pesquisa se baseará na análise da Proposta do Estado da Bahia para a reestruturação política da EJA realizada no ano de 2009 e referências bibliográficas, possibilitando a reflexão sobre alguns concepções teóricas para a política da EJA, além de conceitos históricos que contribuem para o entendimento da disciplina e aspectos da formação do pedagogo que apresentaremos no intuito de contribuir com a prática de ensino dessa modalidade, respeitando as experiências de vida e diferenças culturais.
Téléchargements
Références
ALBRING, Loraine. O ensino da geografia na educação de jovens e adultos: por uma prática diferenciada e interdisciplinar. CEREJA – Centro de referências em Educação de Jovens e adultos e. Biblioteca. Disponível em: <http://www.cereja.org./br/site/_shared/Files/_cer_old/anx/loraine_albring_ensino_geografia.p df>. Acesso em 26 nov. 2013.
ALMEIDA, Maria Lúcia Silva. Sujeitos não-alfabetizados: sujeitos de direitos, necessidades e desejos. In: SOARES, Leôncio (Org.) Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de Jovens e Adultos. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica 2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2017.
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: uma campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (Org.) Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005.
ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens adultos populares. Revista de Educação de Jovens e Adultos, V. I; 2007. Disponível em: Acesso em 2 de Novembro de 2017.
ARROYO, M. G. Experiências de inovação educativa: o currículo na
prática da escola. Moreira, Antônio Flavio Barbosa(Org.) Currículo e prática. 13ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
ARROYO, M. G. Pedagogias em Movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p.28-49, Jan/Jun 2003. Disponível em:
Acesso em: 10 jun. 2018.
BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Política de EJA da Rede Estadual. Aprendizagem ao Longo da Vida. Salvador. Coordenação de Educação de Jovens e Adultos. Secretaria da Educação 2009.
BLOCH, Marc Leopold Benjamim. Apologia da História: ou ofício do historiador, Prefácio Jacques Le Goff; apresentação a edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
_____. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 108 p.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencine. Fundação editora da UNESP.1999.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4ª Edições Loyola. Coleção “realidade Educacional”. São Paulo.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina, p. 193. Editora Unesp 2ª edição revista, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.65ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GARCIA, Maria Manuella. Alves. Políticas curriculares e profissionalização: saberes da prática na formação inicial de professores. Educ. rev. [online]. 2016, v.32, n.2, pp.131-158.
GADOTTI, Moaci. A voz do biógrafo brasileiro: a prática a altura do sonho. In: GADOTTI, Moaci (Org.). Paulo Freire uma bibliografia. Editora Cortez, São Paulo,1996.
Le Goff, Jacques, 1924 História e memória; tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
NEVES, Fátima Maria; COSTA, Célio Juvenal. A importância da história da educação para a formação dos profissionais da educação. Revista Teoria e Prática da Educação, v.15, n.1, p.113-121, jan/abr., 2012.
PEREIRA, Talita Vidal. Currículo como teia de significados. Revista Teias, v.3 n.127, p.161-176, jan/abr., 2012.
PIRES, Rosane de Almeida. Educação de Jovens e Adultos. In: BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnicos-Raciais. Brasília: Secad, 2006.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da Fonseca Roso. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Droits d'auteur
La soumission des originaux à Cenas Educacionais (CEDU) implique le transfert, par les auteurs, des droits de publication. Le copyright des manuscrits publiés dans cette revue est le ou les auteurs, avec les droits CEDU sur la première publication. Les auteurs ne peuvent utiliser les mêmes résultats dans d'autres publications qu'en indiquant explicitement la CEDU comme moyen de publication originale.
Licence Creative Commons
Sauf indication contraire, les termes d'une licence Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License s'appliquent au matériel publié dans ce journal, ce qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur tout support à condition que la publication originale soit correctement citée.