RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO DE 2003 A 2022
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13794223Mots-clés :
Ensino médio. Resolução de problemas. Teoria da Aprendizagem Significativa.Résumé
Este artigo de revisão sistemática objetiva compreender como as teses e dissertações a nível nacional estão produzindo investigações na área de Resolução de Problemas para ensino de Física, observando a abordagem da Resolução de Problemas como método para avaliar o conceito de aprendizagem significativa. O corpus de análise foi constituído por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2003 a 2022. Para localizar os estudos foram utilizados os seguintes descritores: “resolução de problemas”, “ensino médio”, “Física”. Foi selecionado para o estudo produções específicas da área de Física que tem como campo de pesquisa o Ensino Médio e, que apresentava uma aplicação ou intervenção com alunos, excluindo os trabalhos voltados para a formação de professores e revisão sistemática. Os dados foram analisados a partir da técnica categorial de Laurence Bardin em confluência com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, em que, observou-se que as pesquisas que abordam a metodologia de resolução de problemas no ensino de Física para o ensino médio empregam o conceito de aprendizagem significativa concomitante com outros referenciais teóricos que difere do que propõe Ausubel. Ademais, constatou um uso superficial e polissêmico do conceito de aprendizagem significativa, o que sinaliza para a necessidade de um olhar mais atento nas produções que buscam empregá-lo.
Téléchargements
Références
AGUIAR, J. C. Elaboração de um guia com estratégias para resoluções de problemas de mecânica visando a aprendizagem significativa dos alunos do 1o ano do ensino médio. 2011. 88p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
ALVES, D.; FILHO, D. F.; HENRIQUE, A. O poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. Revista Política Hoje, v.24, n.2, p.119-134, 2015.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTA, G. E. Resolução de problemas abertos: uma proposta para o ensino de Física Quântica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tramandaí, 2019.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior. Londrina: EdUEL, 1998.
CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, v.6, n.2, p.179-191, 2013.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Resolução de Problemas I: diferenças entre novatos e especialistas. Investigações em Ensino de Ciências, v.1, n.2, p.176-192, 1996.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas. Investigações em Ensino de Ciências, v.2, n.3, p.153-184, 1997.
FACCHINELLO, C. S. Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas. 2008. 177p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
FÁVERO, M. H.; SOUZA, C. M. S. G. S. A resolução de prblemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Investigações em Ensino de Ciências, v.6, n.2, p.143-196, 2001.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Líber Livro, 2005.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.23, n.1, p.183-184, p.7-29, 2014.
MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN D. G. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA (versão traduzida). Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.24, n.2, p.335-342, 2015.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. 2006. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/visaoclasicavisaocritica.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 2006.
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos Conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n.1, 2002.
MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. P. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo, p.19-44, 1997.
NERO, H. D. Resolução de problemas em oscilações e ondas: uma abordagem para o ensino médio. 2007. 87p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
NEWELL, A.; SIMON, H. A. Human Problem Solving. New England: Englewood Cliffs Prentice Hall, 1972.
OLIVEIRA, V. Resolução de problemas abertos para aprendizagem de Física no ensino médio na perpesctiva da modelagem didático-científica. 2018. 186p. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v.25, n.41, p.73-98, 2011.
POLYA, G. How to Solve It. Princeton: Princeton University Press, 1944.
SILVA, R. G. A resolução de problemas como estratégia didática para a compreensão de conceitos de Física no Ensino Médio. 2016. 105p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
VIANA, S. L. S.; LOZADA, C. O. Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos. Educação Matemática Debate, v.4, n.10, p.1-28, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Murilo Lacerda Santos, Benedito Gonçalves Eugênio, Patrícia Martins de Freitas 2024
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Droits d'auteur
La soumission des originaux à Cenas Educacionais (CEDU) implique le transfert, par les auteurs, des droits de publication. Le copyright des manuscrits publiés dans cette revue est le ou les auteurs, avec les droits CEDU sur la première publication. Les auteurs ne peuvent utiliser les mêmes résultats dans d'autres publications qu'en indiquant explicitement la CEDU comme moyen de publication originale.
Licence Creative Commons
Sauf indication contraire, les termes d'une licence Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License s'appliquent au matériel publié dans ce journal, ce qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur tout support à condition que la publication originale soit correctement citée.