CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO HABITACIONAL EM UM ASSENTAMENTO DO MST
Palabras clave:
MST. Thaba. Ensino profissionalizante. Autoconstrução. Mutirão.Resumen
Este texto apresenta uma pesquisa defendida em 2010 no Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia; expõe contribuições do ensino profissionalizante promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba), da Uneb, para assentados do MST em Água Fria - BA, visando à autoconstrução das casas do assentamento. A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, coleta e análise de dados de campo, utilizando leitura de documentos, grupos focais, entrevistas. As conclusões identificaram: impacto negativo da baixa escolaridade dos aprendizes na formação profissional; aprendizagem significativa dos assentados, verificada na transferência de saberes adquiridos em um para outro sistema construtivo, nos relatos de trocas de conhecimento com pessoas que não participaram dos cursos e na solução de problemas enfrentados na construção habitacional; educação para a cidadania ocorrida nos processos deliberativos entre os assentados; necessidade de agentes da sociedade civil atuarem junto aos assentados para dinamizar seu desenvolvimento.Descargas
Citas
ABIKO, Alex Kenya; COELHO, Leandro de Oliveira. Mutirão habitacional: procedimentos de gestão. Porto Alegre: ANTAC, 2006.
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Petropólis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.
BARSAN, Elielson. Há vagas. Tribuna da Bahia. Salvador, 24 maio 2010. Cidades, Caderno C, p. 11.
BISPO, Vangilson Ferreira. História do Assentamento Menino Jesus. Digitado, não publicado. 2010
BORGES, Amadja Henrique; MEDEIROS, Cecília Marilaine Rego de Medeiros; CERQUEIRA, Maria Cândida Texeira de. Redesenhando com o MST o habitat da reforma agrária. In: Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, 2010, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2010. Disponível em: <http://www.joaobn.com/chis/Artigos%20CHIS%202010/109%20-%20A.pdf >. Acesso em: 13 set. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Os sem-terra, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003.
MENEZES NETO, Antônio Júlio de. Além da terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
RODRIGUES, Rosana Mara Chaves. O projeto pedagógico do MST: a intenção e o gesto. Dissertação (Mestrado). 2003. 127 f. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2003.
SOUZA JÚNIOR, Mauro Roque de. Educação na reforma agrária: uma proposta extensionista da Uneb para a Pronera. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia,
Salvador, 2006.
VIDAL, Fernando Edmundo Chermont. A autoconstrução e o mutirão assistidos como alternativas para a produção de habitação de interesse social. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,
Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Cenas Educacionais (CEDU) implica la cesión, por parte de los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los manuscritos publicados en esta revista es del autor (es), con derechos de CEDU sobre la primera publicación. Los autores solo pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente CEDU como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que la publicación original se cite correctamente.