UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: E A DIDÁTICA COM ISSO?
Palavras-chave:
Educação, Estágio supervisionado, Educação de Jovens e AdultosResumo
Relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado realizado no contexto da Educação de Jovens e Adultos, nos terceiros anos do Ensino Médio, no turno noturno, em uma escola pública localizada na cidade de Campinas – SP, durante os meses de fevereiro e março de 2018. Com o objetivo de inventariar a prática pedagógica no cotidiano da sala de aula, problematizamos aspectos da relação ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos com base na leitura dos autores de referência, em nossas observações e nas entrevistas realizadas com a docente. Consideramos que a experiência de estágio proporcionou, através das vivências e discussões acerca do ensinar-aprender, momentos extremamente importantes para compreender e aprender como trabalhar com jovens e adultos, enriquecendo, sobremaneira, a formação docente desde a perspectiva crítica e emancipatória.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. P. M.; BECIGO, A. P.; TRENTO, S. S. M. Histórias de vida de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos em uma escola de Cariacica, Espírito Santo. Cenas Educacionais, v.1, n.2, p. 146-171, 2018.
BARELLA, L. M. de S. Alfabetização de Jovens e Adultos na Perspectiva do Letramento. Campinas: UNICAMP, 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252931 >. Acesso em: 04 mar. 2018.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/441224.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm>. Acesso em: 3 jan. 2018.
CHARTIER, Anne-Marie. A ação docente: entres saberes práticos e saberes teóricos. In: CHARTIER, Anne-Marie (Org.). Práticas de Leitura e Escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007. p. 185-207.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
MOLL, J. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
MORTATI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
PEREIRA, M. L. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/FCH – Fumec, 2004.
PAIVA, V. P. Educação Popular e Educação de Adultos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1983.
PIMENTA. S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo, Ed. Cortez, 2004.
PIMENTA. S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA. S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: PIMENTA. S. G.; FRANCO, M. A. S (Orgs.). Didática: debates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.
RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L.; MOURA, M. P. Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional. In: Dossiê Letramento. Educação e Sociedade. Revista de Ciência da Educação, nº 81 volume 23, dezembro, 2002. p. 49 – 70.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.
SILVA, L. A.; SANTOS, A. R. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a prática pedagógica em Ibirataia-BA. Cenas Educacionais, v.1, n.1, p.91-110, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.