CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 A 1996

Palavras-chave: Currículo, Ensino de 2º grau, Rio Grande do Norte, Educação Profissional

Resumo

O currículo, como qualquer outra produção humana, não é neutro, tem identidade própria ao mesmo tempo em que caracteriza a educação de uma determinada época. Nessa perspectiva, este escrito faz uma apreciação de três currículos das habilitações de Técnico em Contabilidade; Auxiliar de Escritório e Magistério do ensino de 2º grau. Essas habilitações escolhidas estiveram presentes nas quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte (RN) e obtiveram altos índices de oferta entre os anos de 1971 e 1996. O objetivo é analisar a relação dessas fontes com as teorias dos currículos da época, com o intuito de compreender qual a vinculação da educação do RN com o mercado de trabalho. Baseadas neste objetivo, nos questionamos: os currículos das habilitações ofertadas no estado do RN, entre 1971 e 1996, tiveram influência do mercado de trabalho e das teorias de currículos tecnicistas que vigoravam à época? Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental, no qual as fontes foram coletadas na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Os resultados indicam que, naquele momento, o currículo tinha sua identidade própria se relacionando aos ideais da produção capitalista, o que implica pronunciar que as necessidades mercadológicas eram mais importantes que as dos sujeitos. As estruturas curriculares quase nada retratam a preocupação em formar um sujeito integral ou em estudar as relações humanas e sociais. Todos esses pontos evidenciam a força do tecnicismo sobre a educação do período em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande no Norte

Mestra em Educação. Integrante do Grupo História da Educação, Literatura e Gênero.

Ilane Ferreira Cavalcante, Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de pesquisa em Multireferencialidade, Educação e Linguagem.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero e do Núcleo de Pesquisa em Educação.

Referências

BOBBITT, J. F. O currículo. Lisboa: Didática, 2004.

BORGES, N. A Doutrina da Segurança Nacional e os governos militares. In: DELGADO, L. de A. N., FERREIRA, J. (Org.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 14-42.

BRASIL. Casa Civil. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm>. Acesso em: 04 set. 2020.

BRASIL. Parecer nº 45 de 12 de janeiro de 1972. A qualificação para o trabalho no ensino de 2.º grau. O mínimo a ser exigido em cada habilitação profissional. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2020.

COSTA, A. M. F. da. Ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2º grau Professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas nos anos de 1974 a 1985. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1402>. Acesso em: 04 set. 2020.

CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Contexto, 2011.

GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona: Editorial Fontamara, 1981.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. V. 2, edição e tradução Carlos Nelson Coutinho, coedição Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2001.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper, 1954.

MASLOW, A. H. The Farther reaches of human nature. 3. ed. New York: Viking Press, 1973.

RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará. 8 e 9 de mai. 2008. Disponível em: <https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.

RIO GRANDE DO NORTE. Livro I de abertura e inspeção escolar 14ª Dired. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1990.

RIO GRANDE DO NORTE. Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar. Imagem: documento anexo ao currículo da habilitação de Magistério. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1983.

RIO GRANDE DO NORTE. Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar. Imagem: documento anexo ao currículo da habilitação em Contabilidade. Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, 1983.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.

SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

SCHULTZ, T. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Trad. de Marco Aurélio de M. Matos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. Tradução de Rodolpho Azzi. São Paulo: Herder, Ed. da Universidade São Paulo, 1972.

Publicado
2021-02-03
Métricas
  • Visualizações do Artigo 48
  • ♪Áudio♪ downloads: 2
Como Citar
Carlos, N. L. S. D., Cavalcante, I. F., & Medeiros Neta, O. M. de. (2021). CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 A 1996. Cenas Educacionais, 4, e9538. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9538
Seção
Dossiê Temático - DIDÁTICA EM QUESTÃO

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##