A TESSITURA DA PESQUISA COM MEMÓRIAS: REFLEXOS DAS NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CHESFIANA
Palavras-chave:
Chesf, Cotidiano escolar, Memórias, NarrativasResumo
O advento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf com o propósito de exploração do rio e produção de energia hidrelétrica para o Nordeste brasileiro, impulsionou um projeto de modernização na cidade de Paulo Afonso - BA, pautado na construção de um núcleo urbano, com ênfase no desenvolvimento de modos civilizatórios mediante ações das instituições escolares. Por esse viés, o presente estudo versa sobre o movimento da pesquisa com memórias docentes, afim de evidenciar o trabalho com narrativas como caminho para compreender as nuances do cotidiano escolar. O estudo situa-se no campo da História da Educação, com base discursiva no enfoque metodológico da História Oral. As considerações realizadas expõem que as memórias são permeadas de significados que possibilitam reconstituir o passado dos trabalhos educacionais realizados com as crianças nas escolas, a partir de um projeto disciplinador que conduz as experiências infantis no âmago de uma cidade em edificação. O trabalho com lembranças e narrativas realçam as subjetividades do cotidiano escolar, emitindo a caracterização singular de um determinado período.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 196p.
ARAUJO, José Carlos Souza. Marcos filosóficos da modernidade em torno da educação da criança: antropologias da infância em disputas? In: CARVALHO, Carlos Henrique de; MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de; ARAUJO, José Carlos Souza (Orgs.). Infância na modernidade entre educação e o trabalho. Uberlândia, MG: EDUFU, 2007.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. (Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura), trad. e org. de Sergio Rouanet, prefácio de Jeanne Marie Gagnebin, São Paulo, São Paulo: Brasiliense, v. I, 1985. Obras Escolhidas.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. 484p.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 224p.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Uma História dos Costumes. Trad. Ruy Jungmann. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. 279 p.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos & abusos da história oral. – 8 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 304p.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história/ Agnes Heller, tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Kander. – São Paulo: Paz e Terra, 2008.
JUCÁ, Joselice. CHESF: 35 anos de história. Recife: CHESF, 1982. 305 p.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
NASCIMENTO, Edvaldo Francisco do. Modernização e educação escolar no Nordeste Brasileiro: as escolas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco: Chesf (1949-2000). 2019. 439f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019
NASCIMENTO, Luiz Fernando Motta. Paulo Afonso: Luz e força movendo o Nordeste. Salvador: EGBA/ACHÉ, 1998. 368 p.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 2 nº 3, 1989.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Os ofícios da criança. Congresso Internacional Mundos Sociais e Culturas da Infância. Braga, Universidade do Minho, Portugal, 2000.
SOUZA, Antônio José Alves de. Paulo Afonso. 2. ed. Coleção Mauá. Ministério da Viação e Obras Públicas: Serviço de Documentação, 1955. 78p.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: História oral. 2. ed. Tradução: Lélio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 385p.
VEIGAS, Cynthia Greive. Monopolização do ensino pelo Estado e a produção da infância escolarizada. In: X Simpósio internacional processo civilizador. Campinas, São Paulo, 2007. Disponível em: ttp://www.uel.br/grupoestudo/ processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/ementa_mesastematica_nova.htm. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.