HISTÓRIAS DE VIDA DE ALUNOS INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DE CARIACICA, ESPÍRITO SANTO

Palavras-chave: História de vida. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo expõe as vivências de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos convida a direcionar nosso olhar sobre quem são os sujeitos que compõem essa modalidade de ensino. De natureza qualitativa, teve por metodologia de pesquisa a história de vida, que tem por finalidade relatar a vida, imersa em uma perspectiva sócio-histórica, por meio da qual se possibilita a compreensão do ser humano como um ser biológico, social e cultural. Como aporte teórico, apoiamo-nos em na pedagogia crítica de Paulo Freire, tendo em vista a sua abordagem epistemológica acerca da alfabetização dos Jovens e Adultos. Objetivou compreender as histórias de vida de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos. Para coleta dos dados, fizemos o uso da entrevista biográfica, que foi adequada à realidade de cada indivíduo. Como tecitura produzida a partir desse estudo com os alunos da EJA, destaca-se a necessidade de ouvir e reconhecê-los como sujeitos e protagonistas de seu processo de aprendizagem, para que as práticas pedagógicas na escola sejam (re)pensadas a partir das subjetividades e anseios que são expressos neste processo de contar a sua própria história de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestre em Educação. Graduado em Ciências Biológicas. Professor na Universidade Federal de Goiás.

Ana Paula Becigo, Faculdade São Geraldo - Brasil

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais com ênfase em Alfabetização.

Sabrina da Silva Machado Trento, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Graduada em Educação Física e em Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Educação da Serra. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão. 

Referências

ARANHA, M. L. A. História da Educação. 2 Ed. São Paulo: Moderna, 1996.

ARAÚJO, M. P. M. Para além do biológico, o sujeito com a Síndrome de Klinefelter. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BRAGA, E, S. A constituição social do desenvolvimento. In: Revista Educação. História da Pedagogia 2. São Paulo: Editora Segmento, 2010.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO 1988. CONSTITUIÇÃO [DA] REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. BRASÍLIA: SENADO FEDERAL, 1988.

BRASIL. Documento Base Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: [S.n.], 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Proposta curricular - 2º seguimento da Educação para jovens e adultos. Ensino fundamental. Brasília, 2002.

CUNHA, Maria da Conceição. Introdução: discutindo conceitos básicos. In: Salto para o futuro - Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Brasília, SEED, 1999. p. 9-18.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a Modernidade. São Paulo: Ática, 2001.

DRAGO, R. Síndromes: conhecer, planejar e incluir. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

FERRARI, S. C. O aluno de EJA: jovem ou adolescente? 2011. Disponível em: http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_ShirleyCostaFerra.pdf. Acesso em 11/11/2001.

FONSECA, Maria da Conceição. Educação Matemática de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

FORTUNATO I. Educação de jovens e adultos. REU. Sorocaba: São Paulo, v. 36, n. 3. P. 281-283, dez 2010.

FREIRE, P. A educação como prática da liberdade. 23ª Ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, 42ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz Terra. 1982.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n. 116, jul. 2002.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T.F. A alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

IMBERNÒN, Francisco. Formação docente e profissional formar-se para a mudança e a incerteza/ Francisco Imbernón. -5. Ed.-São Paulo, Cortez, 2005. -(Coleção Questões da Nossa Época; v. 77).

MOLL, J. Educação de Jovens e Adultos. In: Jaqueline Moll, (org.). Projetos e Práticas Pedagógicas. Sita Maria Lopes Sant’Anna… [et. al.]- Porto Alegre: mediação, 2004. 144 p.

OLIVEIRA, M. C. Metamorfose na construção do alfabetizando pessoa. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 1996.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas

leituras. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Ação Educativa, 2001.

SANTOS, C. R. dos; PINHEIRO, T. H. S. Currículo integrado e interdisciplinaridade no Projovem Urbano: Contribuições à luz de Deleuze, Guattari e Gallo. Conhec. Dest., Serra, ES, v. 01, n. 02, jul./dez. 2012.

SILVA, A. P.; BARROS, C. R.; NOGUEIRA, M. L. M.; BARROS, V. A. “Conte-me sua história”: reflexões sobre o método de História de Vida. Revista do Centro Acadêmico de Psicologia da FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2007.

SOLIGO, R. Dez questões a considerar. Disponível em:<http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins 2001/ lee/leetxt1.htm>. Acesso em 15 mai. 2014.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WANDERER, Fernanda. Educação de Jovens e Adultos Produtos da Mídia: possibilidades de um processo pedagógico etnomatemático. São Leopoldo: Unisinos, 2001 (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2001.

Publicado
2018-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 373
  • ♪Áudio♪ downloads: 7
Como Citar
Araújo, M. P. M., Becigo, A. P., & Trento, S. da S. M. (2018). HISTÓRIAS DE VIDA DE ALUNOS INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DE CARIACICA, ESPÍRITO SANTO. Cenas Educacionais, 1(2), 146-171. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5683
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)