EDUCAR NUMA PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES PARA UMA DOCÊNCIA SENSÍVEL

Autores

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Complexidade. Docência. Sujeito Integral. Sensível.

Resumo

Na sociedade atual, a perspectiva cartesiana não é suficiente para se compreender a complexidade e dinamicidade da realidade e das relações que se estabelecem nos cenários sociais e ambientais, bem como nas relações interpessoais existentes. Por essa razão, acreditamos que a perspectiva transdisciplinar nos aproxima significativamente dessa leitura de realidade e compreensão de mundo. Através dessa perspectiva, podemos ser sensíveis a natureza humana de cada sujeito, respeitando sua singularidade e fomentando processos educativos comprometidos com a formação integral do ser. Com algumas reflexões teóricas sobre estas ideias, trazemos este texto que nos convida a refletir e aplicar em nossa vida pessoal e profissional  como professores educadores, bem como nas intenções e práticas educativas com as quais nos envolvemos e realizamos nos diferentes cenários educativos nos quais estamos inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, Professora no Programa de Pós Graduação em Educação, Culturas, e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil

Doutora em Ciências da Educação. Mestra em Ensino das Ciências Naturais. Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Biomédicas. Líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Questões contemporâneas/GEEADC. Atua como pesquisadora vice-líder no grupo interinstitucional: A Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire UPE/UFRPE/FACIG.

Referências

CAPRA, Fritjof. O ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. (Trad. CABRAL, Alvaro); São Paulo: Cultrix, 2006.

CAPRA, F. A teia da vida: Em nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. São Paulo. Cultrix, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro.8ª Ed. São Paulo: ática, 2006.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto editora, 1999.

CORREIA, J.T. Inovação Pedagógica e Formação de Professores. 2ª ed. Rio Tinto/Portugal; editora ASA, 1991.

GATTI, B. A., BARRETO, E. S. de S. e ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2009.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. (1a impressão revista) Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Unesco, 2006.

MORAES, Maria Cândida. Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: Moraes, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de

Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 23-62, 175-206.

MORAES, Maria Cândida. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique; ORG. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. p. 21-42.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 1921. Tradução de Edgard de Assis Carvalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Trion, 1999.

NICOLESCU, Basarab. Um Novo Tipo de Conhecimento – Transdisciplinaridade In Educação e Transdisciplinaridade. São Paulo, TRIOM, 2000.

NICOLESCU, Basarab. A carta da transdisciplinaridade. In Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo, TRIOM, 2005.

NICOLESCU, Basarab. Educação e Transdisciplinaridade. II São Paulo: TRIOM, 2007.

NICOLESCU, Basarab. Educação e Transdisciplinaridade.III São Paulo: TRIOM, 2008.

OLIVEIRA , Gilvaneide Ferreira. O programa Ricardo Ferreira enquanto dispositivo de ação para a inovação pedagógica no âmbito da formação continuada de professores das ciências naturais. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade da Madeira, UMA, Portugal, 2011.

PIMENTA, S. G e ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005. 282 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. 16ª ed. Porto: Alegre, 2010.

VEIGA, I. P. A. Professor: tecnólogo de ensino ou agente social. In: AMARAL, VEIGA (Coord.). Formação de professores: políticas e debates. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Oliveira, G. F. de. (2018). EDUCAR NUMA PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES PARA UMA DOCÊNCIA SENSÍVEL. Cenas Educacionais, 1(2), 132–145. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5682

Edição

Seção

Dossiê Temático