A FORMAÇÃO DE LEITORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14187696Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino Remoto, Leitura, Contação de histórias, Formação de leitoresResumo
O presente trabalho apresenta discussões acerca da formação de leitores mediada pelas tecnologias. Objetiva, de forma geral, discutir sobre o ensino e as práticas de leitura mediadas pelas ferramentas tecnológicas durante a pandemia da COVID-19. O estudo se configura como sendo de abordagem qualitativa, do tipo de campo, o qual utiliza como técnicas para a coleta dos dados o questionário on-line e a entrevista coletiva semiestruturada, realizada com duas professoras do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da rede estadual de ensino do município de Pau dos Ferros/RN. Os dados apontam que as docentes colaboradoras compreendem a leitura em seu sentido amplo, cuja função não se limita à mera decodificação do código escrito, e reconhecem o poder transformador da literatura e da contação de histórias na formação leitora e humana dos alunos. Além disso, as docentes buscaram utilizar em suas práticas ferramentas tecnológicas que oportunizassem aos alunos o contato com as histórias e a construção de saberes de forma interativa e lúdica.
Downloads
Referências
BEDRAN, B. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BEZERRA, K. G. C. S. Expressão criativa e subjetividade na contação de histórias no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas-BALE. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC kids online Brasil 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), 2020. Relatório técnico. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/kids-online/. Acesso em: 29 dez. 2021.
COELHO, B. Contar histórias uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 2008.
MEDEIROS, S. M. C. Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais e os Multiletramentos: uma análise sobre o ensino de língua inglesa na educação básica. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2019.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v.9, n.e02011, p.1-19, 2020.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). São Paulo: Boitempo, 2020.
SILVESTRE, D. Z.; NÓBREGA, J. R. P.; DALLA-BONA, E. M. Possibilidades e desafios na formação do leitor literário em ambientes digitais. In: FOFONCA, E.; CAMAS, N. P. V. (org.) Dos letramentos aos multiletramentos: percursos históricos e práticas escolares na cultura digital. Rio de Janeiro: BG Business Graphics, 2021. p. 117-136. Disponível em: https://businessgraphics.com.br/wp-content/uploads/2021/02/DOS-LETRAMENTOS-AOS-MULTILETRAMENTOS.pdf Acesso em: 10 dez. 2021.
SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar história. 3 ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aparecida Suiane Batista Estevam, Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.