PROPOSTA DE UM CAMINHO PARA POSSÍVEIS ABORDAGENS DAS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DA BNCC
Palavras-chave:
Fake News, Base nacional comum curricular, Competência crítica, Letramento matemático, Pedagogia dos MultiletramentosResumo
O presente artigo analisa direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discutindo abordagens sobre a temática Fake News na Educação Básica. Para tal, adotou-se metodologia de pesquisa qualitativa documental para a análise de disseminação de informações com sentido distorcido, no intuito de discutir possibilidades de abordagem sobre a temática na Educação Básica. As lentes teóricas adotadas foram o movimento da Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2013) e as competências indicadas pelo quadro proposto pela Unesco (WILSON et. al, 2013), que culminaram na formalização do currículo em alfabetização midiática e informacional (AMI). Como resultado, evidencia-se a necessidade do foco em fenômenos emergentes, nos quais professores e alunos demandam o desenvolvimento de novos letramentos e multiletramentos a partir de um currículo crítico. Sugere-se o desenvolvimento da alfabetização midiática e informacional e do letramento matemático por meio de um caminho contendo alguns passos no âmbito da Matemática e de outras áreas do conhecimento que se mostraram indissociáveis para a análise crítica das informações que são disseminadas.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 02 de maio de 2023.
HOMA-AGOSTINHO, I. R.; GROENWALD, C. L. O. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como um recurso didático no Currículo de Matemática. Uniciencia, v.34, n.2, p.153-170, 2020.
CERIGATTO, M. P.; NUNES, A. K. F. O Ensino de Ciência e a Cultura digital: proposta de combate às fake news no Novo Ensino Médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.3, n.19, p.29-412020.
HARDWIG, J. Epistemic dependence. Journal of philosophy, v.82, n.7, p.335-349, 1985.
LEE, A. Y. l.; SO, C. Y. K. Media Literacy and Information Literacy: Similarities and Differences. Comunicar: Media Education Research Journal, v. 21, n. 42, p.137-145, 2014.
LEITE, A. P. M. Alfabetização midiática e informacional em tempos de fake news e o legado de Paulo Freire. In: PADILHA, P. R.; ABREU, J. (Orgs.). Paulo Freire em tempos de fake news: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019. p.12-18
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, v.28, p.57–73, 2008.
ORESKES, N.; CONWAY, E. M. Merchants of doubt: How a handful of scientists obscured the truth on issues from Tobacco smoke to global warming. New York: Boomsbury Publishing, 2011.
PERIN, A. P. Educação estatística crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
SHARMA, S. Qualitative approaches in mathematics education research: challenges and possible solutions. Education Journal, v.2, n.2, p.50-57, 2013.
SILVA, R. N. Matemática e Fake News: Reflexões da educação matemática sobre o consumo de notícias. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. 6 Ed. Campinas: Papirus, 2013.
VAQUEIRO, E. S. Potencialidades de uma proposta envolvendo Educação Matemática crítica e fake news para o desenvolvimento do pensamento sociocrítico. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418
Acesso em 13 de julho de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo de Oliveira Dias, Gisela Maria da Fonseca Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.