MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ROBÓTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, EJA, Robótica EducacionalResumo
O artigo exposto teve como objetivos: identificar as tecnologias aplicadas em turmas de EJA e, identificar como a Robótica Educacional (RE) é relacionada com a matemática e quais recursos são utilizados nessa junção. Esta revisão sistemática (RS) faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para tanto, com o intuito de identificar artigos que discutissem o uso da robótica nas aulas de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi feita uma busca nos periódicos da área de ensino e educação matemática. Com o propósito de responder aos objetivos elencados, foi realizado um protocolo de busca com os descritores e os critérios de inclusão e exclusão dos artigos dos periódicos, bem como estratégias de análise dos dados, buscando responder a pergunta: quais as tecnologias utilizadas nas aulas de matemática na EJA e como a RE se relaciona com a matemática? Ao término da análise, foi possível identificar as seguintes tecnologias: redes sociais, como Facebook e Whatsapp; plataforma de vídeo YouTube; objetos de aprendizagem, como o Kahoot; e outros componentes associados à plataforma do Google. Além disso, percebemos que, nos artigos que abordam a robótica, a matemática é explorada durante a construção dos protótipos. Desse modo, a pergunta diretriz e os objetivos foram respondidos. Assim sendo, a RS contribui para a pesquisa de doutorado, visto que articula a RE com a matemática na EJA, o que não foi verificado nos artigos apontados nesse texto.
Downloads
Referências
ARAÚJO, T. O. R. Formação de conceitos de geometria plana na EJA com o software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2018.
BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs), Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo horizonte: Autêntica, 2022.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BRASIL. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série – introdução. Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018.
CAMPOS, F. R. A robótica para uso educacional. São Paulo: Senac São Paulo,
GAMBOA, S. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
MATARIC, M. J. Introdução à robótica. São Paulo: Unesp/Blucher, 2014.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 5 reimp. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.
NAVARRO, E. R. O desenvolvimento do conceito de pensamento computacional na educação matemática segundo contribuições da teoria histórico-cultural. 2021. 178 p. Tese (Doutroado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
NERLING, M. A. M.; DARROZ, L. M. Tecnologias e aprendizagem significativa. Cenas Educacionais, v.4, n.10956,2021.
RAABE, A. L. A.; BRACKMANN, C. P.; CAMPOS, F. R. (Orgs) Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. São Paulo: CIEB, 2018.
SANTOS, R. C. O guia do planejamento de projetos com Robótica e STEAM. Vitória da Conquista: Ed. da Autora, 2022. Disponível em: <https://sun.eduzz.com/1505765>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Taiane de Oliveira Rocha Araújo, Maria Deusa Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.