ENTRE A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRIBUTO A PAULO FREIRE

Palavras-chave: Educação, Ação Pedagógica, Paulo Freire

Resumo

Este relato descreve as ações relativas ao Tributo a Paulo Freire, realizado no período de abril a setembro de 2021, pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15), situada no município de Tauá, sertão cearense. O objetivo da experiência consistiu desenvolver uma ação formativa de professores e gestores escolares para homenagear Paulo Freire e para ressaltar o valor do seu legado à educação, considerando o contexto desafiador da pandemia do Covid 19, bem como os ataques a sua memória, filosofia e pedagogia. Foram realizados quatro encontros remotos, por meio da Plataforma Google Meet, que contemplaram a reflexão sobre a biografia e o legado de Paulo Freire para a educação, tendo como foco a análise coletiva e dialogada de duas de suas obras: A importância do ato de ler e Pedagogia da Autonomia. Para a realização do Tributo, contamos com o envolvimento de 45 educadores e utilizamos como metodologia as Tertúlias Dialógicas sobre as obras selecionadas e a sessão Fala Professor!. Defendemos que é relevante fomentar espaços de leitura para estudos e valorização do legado freireano, sobretudo, para a formação dos educadores, diante do cenário político e social brasileiro caótico, no qual estamos situados hoje.  Estivemos movidos pela ideia de que esta experiência é uma maneira de “esperançar” diante dos desafios que estão postos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diva Lima, Professora na Faculdade Elesbão Veloso - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Assessora Técnica na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará.

Pedro Henrique Sampaio Silveira, Coordenador Regional de Desenvolvimento da Educação da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará - Brasil

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor na rede pública estadual do Ceará.

Antonia Vera Lúcia da Silva, Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú - Brasil

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora na Rede Estadual de Ensino do Ceará. Articuladora de Gestão na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará.

Edna Maria Lessa de Sousa, Coordenadora Escolar pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará - Brasil

Especialista em Ensino da História e Geografia pela Faculdade Ateneu.

Geandra Claudia Silva Santos, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial.

Referências

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. 7 Atuações de êxito. Caderno Tertúlia Dialógica. Disponível em <: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/6/580d15e17ff1060840d2c6606046dc28.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2021.

FAVAL, G. C.; OLIVEIRA, I. A. de. Paulo Freire: Contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro. EccoS – Rev. Cient., n. 57, p. 01-15, 2021.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

INSTITUTO NATURA. Comunidade de Aprendizagem. Disponível em: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/. Acesso em: 15 de agosto de 2021.

KOHAN, W. Paulo Freire mais do que nunca: Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

Publicado
2022-03-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • ♪Áudio do resumo♪ downloads: 2
Como Citar
Lima, D., Silveira, P. H. S., Silva, A. V. L. da, Sousa, E. M. L. de, & Santos, G. C. S. (2022). ENTRE A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRIBUTO A PAULO FREIRE. Cenas Educacionais, 5, e13085. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/13085
Seção
Dossiê Temático - PRÁTICAS/REFLEXÕES PEDAGÓGICAS FREIREANAS