Laboratorio de Educación Matemática como espacio de investigación en tres carreras de Licenciatura en Matemáticas
Contenido principal del artículo
Resumen
El tema de este texto es el papel de las disciplinas del Laboratorio de Educación Matemática en el fortalecimiento de la teoría y la práctica de la educación a través de la investigación. Pretende comprender cómo las acciones de un Laboratorio de Educación Matemática influyen en la formación de los alumnos del Curso de Matemáticas a Tiempo Completo (CLM), Curso de Matemáticas Vespertino (CLMN) y Curso de Licenciatura en Matemáticas a Distancia (CLMD). El estudio fue descriptivo y documental, utilizando elementos de análisis de contenido. Se analizaron los proyectos pedagógicos de los cursos en relación al Laboratorio de Educación Matemática, los informes de experiencia publicados por los alumnos sobre las actividades en las disciplinas en los períodos de 2020 a 2024 y las acciones de enseñanza, investigación y extensión que involucran al Laboratorio. Los resultados apuntan a la perspectiva del Laboratorio de Educación Matemática presente en las acciones de los estudiantes, en una enseñanza educativa investigativa y en un laboratorio como agente educativo.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Disciplina Laboratório de Ensino no Curso de Licenciatura em Matemática-UFPel: contributos à formação de professores. In: PAULA, Enio Freire de; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Contextos formativos de professores que ensinam matemática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 89 – 108. Disponível em http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13282. Acesso em: 15 dez 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 2016.
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Laboratórios de educação matemática. In: BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. (org.). Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Editora UFMS, 2005. p. 231-265.
BOTELHO, Hynaiara Vieira; SODRE, Danielle Bartz; SABBADO, Leonardo Corrêa; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Monitoria nas aulas de Laboratório de Educação Matemática I: importância para escritas e apresentações acadêmicas. In: Seminário de Ensino, 2024, Rio Grande. Mostra da Produção Universitária da FURG. Rio Grande: FURG, 2024. p. 1–4.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Édita Martins; LEITZKE, Gabriel Fonseca.; BOTELHO, Hynaiara Vieira; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Os desafios enfrentados por monitores no ensino remoto. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024, p.1 – 4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2024/G4_04969.pdf Acesso em: 22 dez. 2024.
INONHE, Débora Mitie da Cruz; PEREIRA, Lidiane Maciel; HEBERLE, Amália Gislaine Prates; BROCA, Caio César da Cas; ROSA, Chaiane Barbosa; WROBLEWSKI, Cristiane; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Laboratório Virtual Multilinguagens da UFPel: produção de vídeos e atividades. In: In: XXIII Congresso de Iniciação Científica, Pelotas, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/MD_02450.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.
LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.
LVM. Laboratório Virtual Multilinguagens. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117. Acesso em: 20 nov. 2024.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
NOSKOSKI, Lucas Lopes da Silva; NUNES, Marcos Vinicius de Lima; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Aplicando o conceito básico de potenciação através da geometria. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2023/G5_03123.pdf Acesso em: 22 dez. 2024.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 802–829, jul. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/5JJGyGWZCfD9Q4gLZDMJRyR/. Acesso em: 01 nov. 2024.
PICANÇO, Nathaly Alves; BLANK, Otto Germano; BOTELHO, Hynaiara Vieira; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Utilização de Material Manipulativo para introduzir o Princípio Fundamental da Contagem In: Seminário de Ensino, 2024, Rio Grande. Mostra da Produção Universitária da FURG. Rio Grande: FURG, 2024, p.1 – 4.
PORTO, Jean Carlos; RECONDO, Victor César Dias; AFONSO, Maria Helena; OLIVEIRA, Gleisson Couto; LUZ, Vanessa Silva da; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Cartela cartesiana. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2023/G5_03098.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.
RODRIGUES, Fredy Coelho. Laboratório de educação matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_RodriguesFC_1.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.
SANTOS, Alex Rodrigues; BARTZ, Danielle Sodré; SILVA, Pedro Augusto Vieira da. GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; LUZ, Vanessa Silva da. Quadro das Simetrias. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2023/G5_04308.pdf Acesso em: 22 dez. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49–67, nov. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?lang=pt Acesso em: 01dez. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena. Fundamentos Teórico-Metodológico para o Ensino de Ciências: a Sala de Aula. Licenciatura em Ciências USP/UNIVESP, 2014. Disponível em: http://midia.atp.usp.br/plc/plc0704/impressos/plc0704_15.pdf . Acesso em: 06 dez. 2024.
SILVA, João Alberto da; JELINEK, Karin Ritter; BECK, Vinícius Carvalho; MIRANDA, Pâmela Saraiva; FONSECA, Wilian. Estratégias e procedimentos de crianças do cliclo de alfabetização frente à situações-problema que envolvem multiplicação e divisão. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 740–766, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/18819. Acesso em: 22 dez. 2024.
SOARES, Caroline Rodrigues; SODRE, Danielle Bartz; SABBADO, Leonardo Corrêa; SAKAI, Michel Eiji; BOTELHO, Hynaiara Vieira; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Análise das monitorias na disciplina de Laboratório de Educação Matemática I em 2024. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024, p.1 – 4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2024/G4_04494.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.
SOUSA, Loreane do Nascimento; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Análise dos elementos da esfera por licenciandos de matemática. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024, p.1 – 4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2024/G5_04739.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Pelotas: Instituto de Física e Matemática; Curso de Licenciatura em Matemática a distância, 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/clmd/files/2020/08/PPC_CLMD_UAB-7_2020-_FINAL_APROVADO.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno. Pelotas: Instituto de Física e Matemática; Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/matematicanoturno/files/2021/02/PPC_CLMN_2019_Curriculo3_atual26_02_2021.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.
VARGAS, Bianca Shulz; BOTELHO, Hynaiara Vieira; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares. Compreender a potenciação por meio de material didático In: Congresso de Ensino de Graduação, 2024, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2024, p.1 – 4. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2024/G5_04872.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
VERGNAUD, Gérard. Teoria dos Campos Conceituais. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, 1990.
WENDT, Silvia Prietsch; RAMOS, Rita de Cássia de Souza Soares; CARVALHO, Kauã Soares; MIRANDA, Rose Adriana Andrade de; RODRIGUEZ, Lilian Lorenzato; CENTENO, Rafaella Campello. Laboratório Multilinguagens da UFPEL – uma experiência interligando ensino, pesquisa e extensão. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016. Disponível em: https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8369_4350_ID.pdf. Acesso em: 22 dez. 2024.