Influências percebidas do curso de Licenciatura em Matemática no ensino de matemática que praticam

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Jéssica Silva de Araújo
Rosemeire de Fatima Batistela

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização de metodologias e estratégias de ensino por professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana. Para tanto, tem como objetivo investigar o que os professores formados neste curso relatam sobre a influência do curso de Licenciatura em Matemática em suas práticas pedagógicas, a fim de entendermos em que medida se utilizam das propostas metodológicas no ensino que praticam. Para a construção dos dados, realizamos entrevistas com seis professores egressos, que responderam a duas questões: uma sobre a influência do curso em sua prática pedagógica de ensino e outra sobre a estrutura de suas aulas. Para a constituição dos dados, descrevemos as entrevistas e, para a análise dos dados, utilizamos recursos da pesquisa qualitativa fenomenológica, que contempla dois momentos: a análise ideográfica e a nomotética. Compreendemos que os professores egressos valorizam as disciplinas de Instrumentalização para o Ensino de Matemática, bem como os Estágios Supervisionados e as Orientações à Pesquisa. Para além das disciplinas, percebem que os projetos de iniciação à docência e a admiração desenvolvida por alguns professores também influenciam. Notamos que, embora reconheçam a influência e a importância do trabalho diferenciado no ensino de Matemática, afirmam que o uso das novas propostas metodológicas de ensino depende de iniciativas particulares em condições não ideais e destacam preferência por apresentar o conteúdo matemático, contextualizando-o socioculturalmente, no cotidiano e na própria Matemática.


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Como Citar
Araújo, J. S. de, & Batistela, R. de F. (2025). Influências percebidas do curso de Licenciatura em Matemática no ensino de matemática que praticam. Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202504. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22479
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Jéssica Silva de Araújo, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Atualmente professora da Educação Básica e estudante do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Rosemeire de Fatima Batistela é natural de Santa Maria da Serra no interior do estado de São Paulo, onde viveu e cresceu na zona rural num sítio ao pé da serra. Cursou o Ensino Fundamental e o Médio na Escola 'Ademar Vieira Pisco' neste município. Aos 18 anos foi viver em Rio Claro/SP para cursar Matemática. Optou pela Licenciatura e formou-se em 2001 na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Rio Claro/SP. Fez mestrado (2003-2004) e doutorado (2013-2016) em Educação Matemática também na UNESP de Rio Claro/SP. Trabalhou na Educação Básica no estado de São Paulo entre os anos de 2001 a 2003. Desde 2005 trabalha no estado da Bahia como professora do Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Em 2006 começou a trabalhar também em cursos a distância de formação de professores de Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática e Ensino de Matemática. É docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 2011, em regime de Dedicação Exclusiva (DE), e desde maio de 2023 está como professora titular. Atua na área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas da UEFS lecionando no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPPGEnM-UEFS). Participa do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Educação Matemática (FEM) e lidera em parceria o Grupo de Pesquisa Laboratório de Integração e Articulação entre Educação Matemática e Escola na UEFS (LIAPEME-UEFS/UFBA). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ). Atuou como segunda secretária na diretoria da SE&PQ na gestão 2019-2023.

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